Visitantes já podem conferir novidades da Estação Ambiental Cinturão Verde

Posto Avançado da Mata Atlântica pode ser visitado de segunda a sexta, com agendamento na página da Braskem
Visitantes já podem conferir novidades da Estação Ambiental Cinturão Verde

Quem passa pela Avenida Assis Chateaubriand, na região do Pontal da Barra, já deve ter percebido  mudanças  na sinalização da Estação Ambiental Cinturão Verde. A recente identidade visual é apenas uma das novidades no espaço, mantido pela Braskem há 29 anos e que, desde 2006, é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como um posto avançado de reserva da biosfera da Mata Atlântica.

O novo conceito de identidade, pode ser conferido ainda nas placas de identificação espacial e de informações sobre a fauna e a flora. Os espaços do Apiário-Escola e Hidroponia, onde essas práticas são ensinadas a estudantes e moradores das comunidades vizinhas, também foram repaginados. A horta hidropônica, por exemplo, recebeu um sistema de alimentação por energia solar- através de células fotovoltaícas para manutenção do cultivo, ampliando a aplicação de exemplos de inovação e sustentabilidade na atividade agrícola.

Também foram instalados bancos e coletores para resíduos de ‘madeira plástica’, feita com plástico reciclável, facilitando limpeza e manutenção. O Centro de Atividades de Educação Ambiental foi reformado e reativado, com uso de telhas e piso de PVC. Novos jogos com foco na educação ambiental foram inseridos às atrações da Estação Ambiental, que é muito procurada pelas escolas e universidades para aulas de campo.

“Não só as escolas podem aproveitar o espaço, mas, também, qualquer grupo de pessoas pode agendar uma visita e conhecer a Estação Ambiental, suas atividades e as espécies de fauna e flora da Mata Atlântica que vivem tão harmoniosamente no local. Para isso, basta acessar o site, www.braskem.com, procurar o item ‘Contato’ no alto da página e clicar em ‘Agendar Visitação’. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta e são guiadas por educadores ambientais, formados por biólogos e engenheiros. O espaço, que possui 20 hectares se estende do Pontal ao Trapiche da Barra, e abriga  saguis, cotias, pavões, emas, coelhos e jacarés, entre vários outros animais”, explicou Régia Melo, da área deRelações Institucionais da Braskem.

O auditório, que também foi reformado, com direito a grama sintética e painéis explicativos sobre o ciclo do plástico e suas diversas aplicações no cotidiano das pessoas. O caminho do  ciclo de vida do plástico é apresentado desde da extração do petróleo e da nafta, o processo de polimerização, a transformação em produtos por empresas clientes, até o fechamento do ciclo na reciclagem, através da colaboração da população e das cooperativas de catadores.

“O Cinturão Verde é o único espaço de conservação ambiental dentro da cidade de Maceió e uma grande ferramenta, em si, para trabalhar a educação ambiental. Ele foi recuperado ao longo dos anos com o plantio de mais de 300 mil árvores de 200 espécies e deu espaço a um criadouro da fauna silvestre, em parceria com o Ibama. Poder compartilhar com a população é um orgulho para todos nós”, afirmou Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate