PNI muda protocolo de vacinação da BCG e Hepatite B

PNI muda protocolo de vacinação da BCG e Hepatite B

A Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a partir deste mês a vacina BGC (contra as tuberculoses graves) só estará disponível em três unidades da capital: Ib Gatto Falcão (Tabuleiro), II Centro de Saúde na Praça da Maravilha (Poço) e Hamilton Falcão (Benedito Bentes), em dias pré-estabelecidos para aproveitar o máximo de doses por ampola. A vacinação contra a Hepatite B será priorizada para recém nascidos e gestantes enquanto durar o estoque e até que seja regularizado o abastecimento em nível nacional.

Esse redimensionamento está acontecendo em todo país e foi uma determinação do PNI do Ministério da Saúde por conta da situação do abastecimento de alguns imunobiológicos. “Foi necessário adotarmos uma conduta diferenciada, de forma temporária, até que o país normalize o abastecimento das duas vacinas”, destaca a coordenadora do Programa em Maceió, Eunice Raquel Amorim.

O Ministério da Saúde enviou a Nota Informativa de nº 280, dando conta de que a BCG encontra-se em análise no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) com previsão de liberação ainda para este mês de setembro.

A mesma nota destaca que a vacina da Hepatite B não está sendo distribuída por indisponibilidade de estoque. Segundo o documento, assim que o Ministério receber as ordens de compra enviadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com data prevista de chegada do produto nos país, também em setembro, as cargas deverão passar por todos os trâmites de liberação alfandegários e análise do INCQS para posterior distribuição nos estados.

A partir desta segunda-feira (05), a coordenação do PNI de Maceió enviará oficialmente um comunicado a todas as unidades básicas de saúde com as respectivas orientações.


Ascom/SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate