Pequenas Obras, Grandes Mudanças: Obras na grota da Iraci estão quase concluídas

Pequenas Obras, Grandes Mudanças: Obras na grota da Iraci estão quase concluídas

Uma gestão pública de qualidade é aquela capaz de agir com celeridade em obras e processos em prol da população. Com quatro meses de execução, o Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), já apresenta os primeiros resultados.

Na grota da Iraci, no Benedito Bentes, por exemplo, cerca de 80% das obras estão concluídas. Na comunidade foram feitos 270 metros de escadaria, dois metros de muro de arrimo, 134 metros de passeio, 91 metros de meio-fio. Além disso, a comunidade foi beneficiada com 276 m² de reboco.

“Aqui era só barro. Quando chovia, a gente sofria muito. À vista do que era antes, agora está muito melhor. Especialmente para mim, que vivo doente”, conta Maria da Silva, que mora na grota da Iraci há mais de vinte anos.

A moradora explica que antes do Pequenas Obras, Grandes Mudanças a situação era precária e não existiam obras de melhorias de infraestrutura e mobilidade urbana. “Até agora, o que tinha era só promessa. Eles chegavam aqui em tempo de campanha política, olhavam a nossa situação, prometiam, mas nunca mais voltavam”, reclama.

O secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, explica que os trabalhos do Pequenas Obras, Grandes Mudanças acontecem simultaneamente em nove grotas de Maceió.

“As obras estão em ritmo acelerado, com execução simultânea em nove grotas. No caso da grota da Iraci, a população foi beneficiada com escadarias, muros de arrimo, passeios, meio-fio e, também, reboco nas casas dos moradores carentes”, explica Alcides Tenório.

Já nas comunidades de Pau D’Arco e Edivaldo Franco foram construídos 151 metros lineares de escadaria, 217m de canaletas, 188m de corrimão, 124m de meio-fio e 24m de muros de arrimo. Além de 145 m² de passeio, que beneficiam a população como espaço de convívio e lazer.

Além dessas comunidades, as grotas da Macaxeira, Arroz, Alto da Boa Vista, Aterro, Piabas, Pica-Pau e Cigano também foram contempladas pelo programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças. Em todas eleas serão construídas e recuperadas escadarias, pontilhões – ambas com corrimão, e implantados passeios, canaletas e muros de arrimo.

O objetivo é que até o fim da gestão Renan Filho, todas as 76 grotas da capital sejam atendidas pelo programa. A previsão é que sejam construídos 23 quilômetros de escadarias, 29 mil metros quadrados de passeios e 69 pontilhões.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate