Criadores apostam na safra de jovens touros para Dia de Campo Pecuária Eficiente

Criadores apostam na safra de jovens touros para Dia de Campo Pecuária Eficiente

Oferecer animais melhoradores que agreguem valor ao produto final e permita a multiplicação do rebanho é o maior desafio dos grandes criatório de bovinos nelores. Experientes e conhecedores do manejo da pecuária de ciclo curto, os criadores Luiz Otávio Jatobá, Marla Tenório e Mauro Paiva apostam na boa safra de touros jovens, com uma pegada da geração moderna do nelore, para ofertar aos seu clientes, no próximo dia 17 de setembro, durante o Dia de Campo – Pecuária Eficiente.

A ideia, segundo o criador Luiz Otávio Jatobá, da Imbiribeira Agropceuária,  é colocar à disposição a genética mais apurada e atualizada dos rebanhos da Imbiribeira Agropecuária, Agropecuária Olival Tenório e Nelore SMP. “Quando se tem a favor um touro melhorador comprovado, e faz-se uso eficiente de sua genética aditiva é possível impactar na geração a seguir e tornar o rebanho mais funcional”, comentou o criador.

Com genética, saúde e nutrição, que são os três pilares da pecuária, o uso de touros jovens, geneticamente superiores, também podem contribuir para redução do intervalo de gerações e ainda atender a exigências por animais pesados, de carcaça padronizada e bem acabados. “Tourinhos com alto desempenho conseguem melhorar a performance do rebanho, podendo o pecuarista produzir mais e melhor”, avalia Luiz.

Seleção

Os 70 animais que serão comercializados no Dia de Campo-Pecuária Eficiente, foram selecionados segundo avaliação de suas DEPs,  precocidade e ganho de peso. Segundo Mauro Paiva, do Nelore SMP, são animais criados exclusivamente no sistema à pasto. “Selecionamos filhos de touros e matrizes já provados, com inúmeras avaliações, que já podem ser aproveitados na estação de monta que se aproxima. Machos observados pela musculosidade, conformação de carcaça, ganho de peso e fertilidade”, informou.

O Dia de Campo – Pecuária eficiente acontece no próximo dia 17 de setembro, em Mar Vermelho, na Fazenda Flor da Serra. O evento, promovido pelo trio Luiz, Marla e Mauro, contará com duas palestras, exposição e venda de tourinhos nelore. As palestras abordarão os temas “Uso de touros melhoradores para eficiência do rebanho” e “História do Nelore SMP”.

SERVIÇO

Dia de Campo – Pecuária Eficiente

Data: 17/09/2016

Local: Fazenda Flor da Serra – Mar Vermelho/AL

Hora: 9h

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate