Rejeição alta de Almeida favorece Rui, que tem avaliação semelhante a de Renan Filho

Rejeição alta de Almeida favorece Rui, que tem avaliação semelhante a de Renan Filho

Pesquisa, já se sabe, é “leitura” do momento. Os números de hoje podem não ser o de amanhã, mas apontam uma tendência.

O resultado do Ibope sobre as eleições de Maceió, divulgado nessa segunda-feira pelo Gazetaweb (http://gazetaweb.globo.com/portal/especial.php?c=16829) mostram um empate nominal entre Rui Palmeira e Cícero Almeida, cada um com 31%.

JHC aparece em terceiro, com 11%,  Paulão vem em seguida com 3% e os demais candidatos cada um com 1%. Na soma, todos os candidatos, exceto os dois primeiros, tem 17%, resultado que não garante a realização de um segundo turno – basta Rui Palmeira ou Cícero Almeida descolem um do outro para a eleição ser resolvida já no dia 2 de outubro.

Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação do Rui Palmeira. Como mostra o Gazetaweb (http://gazetaweb.globo.com/portal/especial.php?c=16836), o prefeito é aprovado por 52% da população.

O percentual de rejeição é outro ponto desfavorável para o candidato do PMDB. Depois de Paulão (41%), que “sofre” por conta do momento do seu partido, o PT, Cícero Almeida tem a maior rejieção: 34%; Rui Palmeira, tem rejeição menor, de 28%, o que lhe dá, em tese, maior possibilidade de crescimento.

Outro problema para Cícero Almeida é a avaliação da administração do governador Renan Filho, seu principal cabo eleitoral, que é muito semelhante a de Rui Palmeira.

Renan Filho e Rui Palmeira tem, ambos, o mesmo percentual (25%) de ruim e péssimo, quase o mesmo de regular (38% e 37%) e estão muito próximos ótimo e bom (41% x 36%).

Por essa pesquisa, a eleição vai ser decidida mesmo é no guia eleitoral e nas redes sociais. Resta agora esperar o começo da propaganda gratuita no rádio e na TV, a partir da próximo sexta, 26. Os dois candidatos terão tempos iguais na TV e no rádio. Quem conseguir passar a melhor mensagem, quem tiver o melhor programa, deve ser o prefeito de Maceió a partir de 1º de janeiro de 2017.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate