Com queixas de municípios e hospitais filantrópicos, Saúde vira “calo” no governo RF

Com queixas de municípios e hospitais filantrópicos, Saúde vira “calo” no governo RF

Em plena campanha eleitoral, o governador enfrenta um problema inesperado: cobranças e denúncias feitas por secretários municipais de saúde. As queixas vão de atraso no repasse de recursos à falta de medicamentos.

Desde que assumiu a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Rozangela Wizormiska, em janeiro de 2015, tem sido alvo de reclamações dos fornecedores de produtos e serviços, especialmente no atraso de pagamentos.

A secretária também é criticada pelos gestores dos hospitais filantrópicos do Estado: “hoje os atrasos passam dos dois meses. Se continuar assim, a Sesau vai quebrar todos os hospitais filantrópicos do Estado”, reclama o diretor de uma importante instituição de Maceió.

A reportagem do Gazetaweb acompanhou reunião do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde  (http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=16789), nesta segunda-feira,22. Segundo o Cosems, atualmente, o Estado não tem dado a contrapartida necessária para a manutenção dos serviços à população, faltam mais de 150 medicamentos na farmácia que abastece as cidades e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está sucateado.

O presidente do conselho, Ubiratan Pedrosa, denunciou falta de repasses da Sesau para vários programas – entre eles, ProHosp, Promater, PróVida e Invig –  e a possibilidade de extinção do PróSaúde, além da descontinuidade no fornecimento de fraldas geriátricas e tratamento fora de domicílio.

As queixas e reclamações, que antes se restringiam à secretária de Saúde, agora respingam diretamente no governador.

Os diretores de hospitais e os secretários municipais de saúde querem uma audiência com Renan Filho para discutir os problemas do setor, num claro sinal de que Rozangela Wizormiska perdeu a capacidade de interlocução na área.

A saúde, vira, assim, um “calo” para o governador. Queira ou não, com ou sem Wizormiska, ele terá que administrar todo esse imbróglio.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate