Desenvolve apresenta linhas de crédito a pescadores do Pilar

Ação vai ajudar na revitalização da economia pesqueira local
Desenvolve apresenta linhas de crédito a pescadores do Pilar

Viver daquilo que o mar dá. Esse é cotidiano de um pescador, umas das profissões mais antigas adotada pela humanidade para assegurar a sobrevivência. Com tantas intervenções do próprio homem ao meio ambiente e a migração dele para outras regiões mais distantes do mar, este meio de vida foi colocado um pouco de lado, mas não em definitivo.

Aqueles que ainda buscam seu sustento nos mares, rios e lagoas, de forma rudimentar, tem enfrentado uma série de dificuldades para garantir o pescado de cada dia. No município do Pilar, distante 40 quilômetros de Maceió, milhares de pescadores ainda praticam a atividade como forma de alimentar suas famílias e de revenda para a aquisição de outros produtos.

Pensando em auxiliar na sobrevivência destes profissionais, a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) esteve na cidade para apresentar suas linhas de crédito. O encontro com centenas de pescadores ocorreu na Colônia Z-8, na tarde desta terça-feira (16), onde as condições para a tomada do recurso, sem burocracia, foram expostas aos presentes.

Segundo o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, a ação motiva os pescadores a, dentro de suas possibilidades e com o aval do Governo do Estado, melhorarem seus equipamentos de pesca. “Com o auxílio do governo, eles poderão, com a decisão da tomada do crédito subsidiado e inigualável nas condições, comprar ou revitalizar seus barcos, redes, motores ou até mesmo na formatação de uma revenda de pescados”, destacou Brito.

A possibilidade de conseguir o recurso animou os pescadores que esclareceram suas dúvidas com a equipe de crédito da Desenvolve. De acordo com Thiago Pires, gerente do setor, fortalecer o segmento pesqueiro daquela região é colaborar diretamente para um dos mais importantes e tradicionais trabalhos exercido pelo povo alagoano.

Brito compartilhou ainda sua preocupação em ir além da liberação de recursos. “Nossa missão, como proponentes do desenvolvimento, é também passar as orientações técnicas necessárias para a boa aplicação do recurso, ou como no jargão popular, ensinar a pescar e não dar o peixe”, assinalou o presidente da Desenvolve.

A equipe de crédito voltará à colônia de pescadores nesta quinta-feira (18) para conversar individualmente com os interessados e apresentar a relação de documentos necessários para avaliação e posterior tomada do crédito.


Ascom Desenvolve

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate