Guindastes interditados: Administração do Porto se antecipou a fiscalização do Trabalho

Guindastes interditados: Administração do Porto se antecipou a fiscalização do Trabalho

Quatro guindastes de terra do Porto de Maceió foram interditados por auditores-fiscais do Trabalho na sexta, 12, como foi registrado pela reportagem do Gazetaweb (http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=1612″ title=”aqui”>aqui).

De acordo com os fiscais, os equipamentos interditados não tinham proteções que garantissem a integridade física dos trabalhadores em zonas de perigo, tabela de carga fixada no interior das cabines, demarcação das áreas de circulação nos locais de instalação dos guindastes, além de apresentarem escadas de acesso em mau estado de conservação.

O problema de manutenção dos guindastes passou a ser acompanhado a partir da mudança de administração do Porto de Maceió, em junho deste ano. A administração prestou alguns esclarecimentos, em nota:  “Os guindastes do Porto passaram por uma análise sobre a viabilidade da manutenção dos equipamentos, ante ao tempo de uso (fabricados em 1968 e montados em 1978)”.

“Diante de tal análise foi reavaliado o contrato de manutenção com a empresa prestadora de serviço, sendo reduzido em 57%, guindastes obsoletos, sem peça de reposição e a maioria dos navios que vem ao Porto já são auto descarregáveis, mais ágeis que os equipamentos de terra. O próprio equipamento não atende as expectativas dos operadores portuários, por conta da lança de alcance”, explica a administração do Porto. Todo o processo foi enviado à Antaq.

Veja a nota:

1- A atual Administração assumiu no dia 09/06/2016;
2 – Diante da situação financeira foi determinado uma reestruturação de todos os contratos;
3 – No dia 10/06, foi determinado o levantamento fotográfico dos guindastes e demais bens que podem ser considerados como inservíveis;
4 – Após levantamento, foi designada a comissão para preparar o desfazimento dos bens constantes no processo administrativo de nº 504/2016, no dia 14/07/2016;
5 – Relatório concluído no dia 05/08/2016;
6 – Processo em analise para envio à ANTAQ;

Os guindastes do Porto passaram por uma análise sobre a viabilidade da manutenção dos equipamentos, ante ao tempo de uso, pois foram fabricados e 1968 e montados no Porto de Maceió em 1978, ou seja, temos 38 anos de uso; Diante de tal análise foi reavaliado o contrato de manutenção com a empresa prestadora de serviço, sendo reduzido em 57%; os guindastes são obsoletos, sem peça de reposição e a maioria dos navios que vem ao Porto já são auto descarregáveis, mais ágeis que os equipamentos de terra; o próprio equipamento não atende as expectativas dos operadores portuários, por conta da lança de alcance.

_

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate