Iniciada nova etapa da construção do viaduto de Jacarecica

Iniciada nova etapa da construção do viaduto de Jacarecica

Uma característica fiel a toda gestão pública de qualidade é a celeridade que é dada a seus projetos, obras e demais processos. Com menos de dois anos de existência, a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano já é conhecida pela agilidade e qualidade com que lida com suas principais obras. A duplicação AL-101 Norte, por exemplo, em andamento desde o início do ano, já avança para a fase de concretagem dos pilares do viaduto de Jacarecica, que ocorre nesta semana.

A concretagem dos pilares e encontros, ambas estruturas de sustentação do elevado, é um passo importante nesta primeira fase da duplicação da AL-101 Norte, porque finaliza a estrutura intermediária do viaduto, responsável tanto pelo suporte do asfalto, como pela fixação da obra ao terreno.

Além da concretagem, estão em andamento os serviços de drenagem da pista, que evitarão o problema de acúmulo da água na via, além de obras de contenções laterais e terraplanagem.

“Vamos iniciar a concretagem dos pilares e encontros na próxima terça-feira (16). Além disso, estão em andamento as obras de drenagem, contenções laterais e serviços de terraplanagem, em frente à Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda)”, ressalta o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório.

Doação

Cumprindo com seu papel social e com seu compromisso com o meio ambiente, a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano está doando a madeira descartada das obras da AL-101 Norte para as oficinas da Fábrica de Esperança da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Em Agosto, cerca de 14m³ de madeira foram doados pela Setrand. O secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, conta que a doação será contínua durante a execução da obra.

“A doação da madeira das obras da AL-101 Norte já constava no estudo ambiental feito previamente pela equipe da Setrand. A doação está em andamento e será contínua, de acordo com a necessidade das entidades sociais”, explica o secretário.

A madeira doada é encaminhada para as oficinas de tornearia em madeira e marcenaria artesanal, mais tarde, é transformada em tábuas de madeira, pilão, peças de gamão e xadrez, dentre outros.

Via Azul

A primeira etapa de duplicação da AL-101 Norte terá aproximadamente 6 km de extensão e contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos, este na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josepha de Mello.

Os benefícios da obra são inúmeros. Além de melhorar a fluidez do trânsito, a nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, contribuindo ainda com o fortalecimento do turismo e impulsionando a expansão imobiliária na região. A obra está prevista para ser concluída até o fim de 2017.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate