IMA iniciará reflorestamento às margens do rio Piauí, em Coruripe

Por meio do projeto Alagoas Mais Verde, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) fará a recuperação das matas ciliares do rio Piauí, em trecho situado no município de Coruripe. O levantamento foi feito em uma fazenda no povoado Prosperidade.

A área do replantio foi definida durante visita técnica, após solicitação do proprietário. “A comunidade se mostrou bastante interessada. Definimos o local e fizemos o diagnóstico e o levantamento de quais espécies serão plantadas”, explicou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA.

Cerca de 500 metros serão recuperados com o plantio de mil mudas de espécies nativas, entre elas aroeira, ingá, imbaúba e craibeira. Ainda de acordo com Pedro Normande, a ideia é recuperar também a vegetação de nascentes da mesma região do rio.

Projeto

Incentivar ações que promovam a recuperação de áreas verdes, matas ciliares e nascentes, doar mudas, prestar orientação técnica e supervisionar os parceiros são alguns dos pilares do projeto Alagoas Mais Verde. “Outro objetivo é gerar conhecimento e consciência ambiental sobre a importância da recuperação e manutenção das espécies vegetais. Por isso convocamos escolas da rede pública de ensino para participar do plantio e de palestras sobre meio ambiente”, disse Pedro Normande.

A ideia é promover uma interação com a comunidade, alertando sobre a importância da manutenção do equilíbrio ambiental. “Os moradores se envolvem e as crianças têm uma participação significativa. Queremos que os jovens sejam agentes multiplicadores e adotem o projeto”, afirmou o gerente.

Em julho deste ano, o IMA lançou, um hotsite ima.al.gov.br/alagoasmaisverde com mapa interativo informando a quantidade de árvores já plantadas em cada município e detalhes sobre as espécies usadas nos plantios do projeto Alagoas Mais Verde.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate