IMA intensifica monitoramento de queimadas em período de safra

IMA intensifica monitoramento de queimadas em período de safra

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) intensificará o monitoramento de focos de queimada nos próximos meses. O objetivo é coibir a prática irregular da atividade, que aumenta no período de safra, coincidentemente com a época de seca em Alagoas. A ação conta com o apoio do Sistema Georreferenciado de Monitoramento de Ocorrências na Rede Elétrica, da Eletrobras, além de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A Lei nº 7454 de 2013 determina a autorização da Queima Controlada quando há o emprego de fogo em práticas agrícolas, sendo competência do órgão ambiental a aprovação da atividade.

“Todas as queimadas realizadas em Alagoas devem receber a autorização prévia do IMA para que sejam realizadas. Sendo necessário que a atividade atenda às condicionantes impostas na legislação”, afirma Esdras Andrade, geógrafo e gerente de Geoprocessamento do IMA.

O uso de fogo é vedado em situações que ocorram fora da área delimitada, não atendendo a distâncias limites de linhas de transmissão, estações de telecomunicação, unidades de conservação, rodovias e em condições visuais diurnas.

A partir da parceria entre os órgãos, é possível, por meio de satélites, fazer a identificação de focos de queimadas que acontecem no Estado. Quando localizados, os órgãos parceiros encaminham as ocorrências, por meio de um boletim, para que o IMA identifique os responsáveis através do cruzamento de dados com as propriedades inseridas no Cadastro Ambiental Rural.

Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, alerta que a prática sem autorização ou em descumprimento das condicionantes é considerada infração, ocasionando multa em caso de flagrante.

Para receber autorização de Queima Controlada, usineiros e proprietários rurais devem se dirigir ao IMA com o relatório da programação para análise técnica. Áreas que estiverem com pendências de pagamento da safra anterior, precisam ter suas dívidas sanadas para que possam receber a autorização de queima no próximo período.

Em caso de queimadas irregulares, a população pode fazer denunciar através do aplicativo IMA Denuncie, disponível para smartphones, ou pelo canal verde, no número 0800 082 1553.


Ascom IMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate