Herbário MAC é referência em pesquisas sobre a flora alagoana

Herbário MAC é referência em pesquisas sobre a flora alagoana

O Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) tem se estabelecido como referência no trabalho de pesquisa e identificação da biodiversidade de Alagoas. Em suas contribuições recentes para o estudo da flora alagoana, está a participação no segundo volume do livro Restauração do Rio Coruripe – Um Projeto de Resgate Socioambiental.

A parceria entre o projeto Recor e o Herbário MAC foi essencial para a elaboração de uma lista das plantas ocorrentes em regiões sob influência da bacia do rio Coruripe. Com este trabalho de identificação e mapeamento da flora é possível a criação de políticas públicas que visem à conservação das riquezas naturais do Estado.

O livro é fruto do projeto Restauração do Rio Coruripe (Recor), selecionado no programa Petrobras Socioambiental, em 2014. Nos últimos dois anos, a iniciativa deu continuidade as suas ações na bacia do rio Coruripe, com a gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos, com base na reversão de processos de degradação desses recursos e ampliando sua área de atuação nessa segunda fase para o Alto, Médio e Baixo Coruripe.

O Herbário MAC também está presente na elaboração do Inventário Florestal Nacional que visa o conhecimento das florestas de todo território brasileiro de forma sistematizada e periódica, tendo sua conclusão prevista para 2017.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também tem sido parceira do herbário, desenvolvendo projetos nas Unidades de Conservação (UCs). Os projetos já têm apresentado resultados significativos, que serão apresentados em Vitória, Espírito Santo, no próximo mês.

O Herbário MAC é um dos principais centros ativos de pesquisa de Alagoas, com mais de 60 mil espécies da flora alagoana, identificadas, catalogadas e armazenadas. O local serve de referência para estudantes e pesquisadores e para projetos de reflorestamento.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate