6 mil empregos em Delmiro: Carimbão vai cumprir a promessa que Cabeleira não cumpriu?

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Givaldo-Carimbão.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Givaldo-Carimbão.jpg6 mil empregos em Delmiro: Carimbão vai cumprir a promessa que Cabeleira não cumpriu?

Volto ao tema das promessas de geração de empregos em Delmiro Gouveia, como prometido.

Depois da postagem que gerou polêmica (http://wp.me/p6TEFy-3wr) com reprodução da fala de Lula Cabeleira prometendo que Carimbão vai gerar 100 mil empregos em 4 anos, publiquei outro texto (http://wp.me/p6TEFy-3wN) em que a assessoria do prefeito pede para corrigir o “erro”. Ele teria falado em “seis” e não em “cem”.

Sem entrar na polêmica da pronúncia dúbia, me aprofundei no tema.

A promessa de geração de empregos para ganhar votos de eleitores é recorrente. Em 2012 o próprio Lula Cabeleira prometeu que iria gerar 6 mil empregos apenas com o funcionamento do Polo de Confecções.

Segundo o prefeito, o polo iria abrigar 200 microempresas e cada empresa iria gerar de 20  a 20 empregos. De fato, o polo foi construído pelo governo do Estado e inaugurado em Delmiro Gouveia em junho de 2014. Mas até hoje continua fechado, sem gerar nenhum emprego.

Pior. Durante a gestão de Lula Cabeleira, o mercado de trabalho encolheu no município. Levantamento realizado com dados do Ministério do Trabalho mostra que entre os anos de 2009 e 2015 Delmiro Gouveia perdeu 695 empregos com carteira assinada. Até junho deste ano, segundo o Caged, o município acumula saldo negativo de 28 empregos.

Ou seja, durante o últimos 7 anos e meio, em Lula Cabeleira está à frente da prefeitura – um período, à exceção dos último dois anos, de forte crescimento econômico no país – Delmiro Gouveia registrou a perda de 723 empregos com carteira assinada..

Ainda assim, o prefeito prometeu em discurso na convenção que o candidato que ele apoia, Givaldo Carimbão, vai gerar “seis” mil empregos em quatro anos, num momento em o país vive ameaçado pelo crise e pelo desemprego.

Resta saber se a promessa tem base real ou se é apenas mais um apelo para conquistar votos de eleitores aflitos.

caged-Delmiro-Gouveia

evolução-empregos

 

 

 

 

 

 

 

Ouça aqui o áudio em que Lula Cabeleira promete gerar 6 mil empregos em 2012:

https://soundcloud.com/user-126676310/eleicoes-de-2012-lula-cabeleira-promete-gerar-6-mil-empregos-em-delmiro-gouveia

Faça sua própria consulta nos links abaixo 

Acesse este link para consultar o perfil do município no Caged:

http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_perfil_municipio/index.php

Acesse este link para consultar o Caged mês a mês, incluindo dados de 2016:

http://bi.mte.gov.br/eec/pages/consultas/evolucaoEmprego/consultaEvolucaoEmprego.xhtml#relatorioSetor

 

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate