Unicafes dá um novo fôlego ao cooperativismo em Alagoas

Unicafes dá um novo fôlego ao cooperativismo em Alagoas

A nova diretoria da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/AL) mudou a cara do cooperativismo em Alagoas. A gestão, que começou a pouco mais de um ano, tem fortalecido a comercialização dos produtos da agricultura familiar do estado.

Com ações coordenadas em Brasília e em Alagoas a diretoria vem desde 2015 conquistando políticas públicas que beneficiam a agricultura familiar, como o Programa de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo que a produção das cooperativas alagoanas circulem por toda a região nordeste.

“A agricultura familiar em Alagoas depende dos recursos dos governos, tanto federais quanto estaduais. Nós lutamos pelos direitos dos nossos cooperados para que eles tenham renda e não saiam do campo, afinal, são eles que colocam o café da manhã na nossa mesa”, revela o presidente da Unicafes estadual, João dos Santos.

A instituição fez de Alagoas seja o segundo estado de maior execução do PNAE em 2015 e garantir que as nas duas últimas edições mais de 80% dos produtos que compõe Programa Cesta Básica, da Companhia de Abastecimento (Conab) saiam de solo alagoano.

Cumprimento das leis

A Unicafes também te se preocupado em fazer com que os gestores municipais e estaduais cumpram as leis que beneficiam a agricultura familiar, como a lei dos 30%.

De acordo com o secretário Nacional da Unicafes, Antonino Cardoso, o decreto 8.473 sancionado pela presidente Dilma, que determina que os recursos destinados à alimentação de órgãos administrados diretamente pelo Governo Federal devam ser utilizados na aquisição de produtos de agricultores familiares e suas organizações, tem que ser cumprido.

“Nós já garantimos que o estado faça compra dos produtos e agora lutamos para que órgãos como a Policia Federal, o ministério da Defesa e outros também façam a sua parte”, revela Cardoso.

Para os líderes das cooperativas associadas à Unicafes Alagoas, a instituição fez um avanço sem precendentes na agricultura familiar.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate