SCOT: Demanda fraca pressiona mercado do boi gordo

SCOT: Demanda fraca pressiona mercado do boi gordo

O mercado do boi gordo segue com disponibilidade limitada de boiadas, segundo levantamento da Scot Consultoria. Com isso, o enfraquecimento da demanda por carne bovina no mercado interno e a diminuição das exportações têm colaborado para o viés baixista no mercado do boi gordo.

As recentes quedas nos preços da arroba, que reduziram o custo da matéria-prima, têm permitido às indústrias também reduzir o preço da carne para tentar melhorar o escoamento e ganhar escala de vendas. No entanto, por enquanto, ainda não foram suficientes para melhorar as margens de comercialização.

De acordo com a Scot, em curto prazo, a expectativa é de que a fraca demanda por carne bovina continue exercendo pressão de baixa, enquanto a oferta restrita de boiadas permaneça jogando a favor da sustentação dos preços do boi gordo.

Mercado de reposição

No mercado de reposição os preços andaram de lado na semana. Os negócios acontecem em ritmo lento na maioria dos estados pesquisados pela Scot Consultoria. Na média de todas as categorias e estados pesquisados, os preços ficaram praticamente estáveis, com queda de 0,1%.

Destaque para as categorias mais eradas. O boi magro (12@) e o garrote (9,5@) apresentaram queda semanal de 0,3% e 0,4%, respectivamente. As recentes quedas no preço da arroba do boi gordo é o principal fator que afasta os compradores.

De maneira geral, os preços estão em queda no mercado. A maior oferta frente à demanda colabora para este cenário. Desde o início do ano o boi magro, o garrote e o bezerro desmamado (6@) apresentaram quedas de 2,1%, 3,7% e 4,3%, respectivamente.

Assim, a relação de troca vem se aproximando da média histórica. Atualmente, em Araçatuba-SP, são necessárias 12,5 arrobas de boi gordo para a compra de uma cabeça de boi magro, valor 5,9% menor quando comparado ao início do ano. Esta é a melhor relação desde fevereiro de 2015.

Em curto prazo a expectativa é de que o poder de compra do recriador e invernista continuem aumentando.

Canal Rural e Scot Consultoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate