SMTT alerta condutores sobre os cuidados em dias chuvosos

SMTT alerta condutores sobre os cuidados em dias chuvosos

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) elaborou uma lista com alguns cuidados que todo condutor precisa tomar com seu veículo para enfrentar o trânsito nos dias de chuva. Confira:

1 – Limpadores

Em dias de temporais, a primeira coisa que o condutor precisa se preocupar é com a visibilidade e, para isso, os limpadores são fundamentais. Portanto, verifique a situação deles antes de sair de casa.

2 – Lanternas

Como de costumes, esses períodos tornam a luminosidade do dia menor que o natural, requerendo o farol aceso. Desta maneira, revise as suas lanternas, a exemplo dos faróis, da luz de posição e dos alertas. Além de ser uma questão de segurança, é uma forma de evitar infrações.

3 – Pneus

A água reduz o atrito entre o asfalto e os pneus, podendo fazer o condutor perder o controle do veículo devido à falta de contato entre o pneu e a superfície. Para evitar possíveis problemas, verifique sempre a profundidade dos sulcos dos pneus (rachaduras na borracha) do seu carro, pois são eles que apresentam a condição da borracha.

4 – Freios

Em todas as épocas climáticas do ano, estar com os freios em perfeitas condições é de fundamental importância. No entanto, em períodos chuvosos a necessidade é bem maior. Portanto, confira periodicamente o fluido de freio e a condição dos demais componentes do sistema de freios e fique atento a qualquer ruído ou demora ao frear.

5 – Atenção

Por último, tenha sempre atenção. Em dias de chuvas, com a iluminação baixa, é preciso ter atenção com a distância em relação ao veículo da frente e com pedestres e ciclistas.

Secom Maceió

 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate