Emater apresenta projeto de gestão para cooperativas atendidas pela Desenvolve

‘Mais Gestão’ busca a qualificação e o fortalecimento de organizações econômicas da agricultura familiar
Emater apresenta projeto de gestão para cooperativas atendidas pela Desenvolve

A equipe do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), esteve nesta segunda-feira (1º), na sede da Agência de Fomento do Estado (Desenvolve), para apresentar o projeto ‘Mais Gestão’ às cooperativas alagoanas que estão inseridas no Programa de Financiamento a Cooperativas e Associações Produtivas (Coopmais).

O ‘Mais Gestão’ busca a qualificação da gestão e fortalecimento de organizações econômicas da agricultura familiar para que essas cooperativas possam atuar nos mercados institucionais, públicos e privados, de forma a vender o seus produtos para programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O diretor-presidente da Emater-AL, Carlos Dias, explica que há uma demanda por sustentabilidade na gestão financeira e de planejamento de cooperativas em Alagoas e que o Mais Gestão é uma estratégia para suprir essa carência.

“Nós vamos trabalhar com três eixos básicos: organização da base produtiva e qualificação da gestão dos empreendimentos coletivos; inserção qualificada dos empreendimentos coletivos nos mercados institucionais e privados; aumento da competitividade dos produtos no mercado”, pontuou Dias.

De acordo com ele, é preciso que as entidades, tanto estaduais quanto as próprias cooperativas, entendam a importância de ter uma maior eficiência e que “isso passa não só pela assistência na produção, mas também capacitação de logística, financeira, de planejamento e todo o processo de gestão que acarreta numa perspectiva de crescimento ainda maior para os cooperados”.

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, enaltece a iniciativa da Emater-AL, em buscar ferramentas que tragam maior eficiência para a produção agrícola alagoana.

“É um projeto de grande qualidade apresentado pela Emater hoje aqui na desenvolve, a ideia é buscar os recursos necessários junto ao Fecoep para conseguir viabilizar essa ferramenta de gestão para cooperativas”, completou Rafael Brito.

Solicitação de Crédito
A Emater-AL apresentou também durante a reunião desta segunda-feira proposta de solicitação de crédito junto à Desenvolve para a Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), do município de Maragogi, Litoral Norte do Estado.

O projeto vai beneficiar 125 famílias associadas a Coopeagro.

“O recurso vem para estruturação dos processos produtivos da cooperativa, compra de maquinário, contratação de mão de obra especializada, consultoria e recurso para capital de giro”, explica o técnico da Emater presta assistência na região de Maragogi, José Luis Tavares.

“A Emater-AL nos deu um grande presente, que foi a solicitação de crédito para a cooperativa Coopeagro, no valor de R$ 300.000 na linha da coopmais. Isso foi de extrema importância pois a grande maioria das cooperativas que tem direito ao acesso a linha subsidiada do CoopMais, não o fazem porque falta capacidade técnica e com conhecimento para fazer o projeto. A entrada da Emater nessa seara ajuda e muito diversos alagoanos que tem direito a esse crédito e não conseguem por falta de conhecimento. Parabenizo a todos que fazem a Emater pela iniciativa porque isso vai levar crédito as pessoas que realmente precisam”, declarou o presidente da Desenvolve, Rafael Brito.

O agricultor e presidente da Coopeagro, Geraldo Cândido, comemora a oportunidade de aprimorar a produção. “Tanto a Emater quanto a Desenvolve nos dão apoio, então, esse crédito, juntando os dois, através de um plano de ação vai suprir nossas necessidades prioritárias”, disse Cândido.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate