Entrega de pintinhos e alevinos marcam o 1º dia da Seagri no Governo Presente

Entrega de pintinhos e alevinos marcam o 1º dia da Seagri no Governo Presente

Pequenos agricultores familiares foram os mais beneficiados durante do dia; seminário e cursos também foram oferecidos

Dando continuidade às ações desenvolvidas pela secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), durante a quarta edição do Governo Presente, o secretário Alvaro Vasconcelos prestigiou o Seminário de Avicultura, evento realizado na sede da Cooperativa dos criadores de aves de Santana do Ipanema (Coopafas) que contou com a presença de pequenos agricultores familiares da região do Sertão alagoano.

“A ideia de realizar esse seminário foi pra poder despertar nos criadores a necessidade de adotar novas tecnologias, pra conhecer novas espécies e formas de manejo e a introdução delas no mercado, fechando o ciclo e fazendo com que eles deixem de trabalhar num fundo de quintal e se transformem em um negócio”, afirmou Israel Moura, superintendente de Inclusão Produtiva da Seagri.

O presidente da Cooperativa dos Avicultores de Santana do Ipanema (Coopafas), “Piteu”, destacou a importância desse seminário para capacitar os 90 cooperados.”Eu vejo com uma grande importância e é como eu digo sempre para os cooperados, que a gente não sabe tudo e todo dia a gente tá aprendendo”, explicou.

Ainda no mesmo local do seminário, houve a assinatura dos termos de compra com doação simultânea entre o governo do Estado, CONAB, associações e cooperativas.

“A nossa filosofia de trabalho é apoiar o pequeno agricultor rural e distribuir através de entidades filantrópicas. Hoje estamos assinando cinco termos, totalizando R$ 2 milhões”, disse Eliseu Rêgo, superintendente da CONAB em Alagoas.

Ainda durante a tarde houve a entrega de 7 mil pintainhos, incluindo povos indígenas e quilombolas, como Ivaniza da Silva, representante da comunidade quilombola Cajá dos Negros, composta por 112 famílias.

“Esses pintinhos vão ser distribuídos e vão se multiplicar, fazendo com que as famílias possam ganhar um dinheiro a mais”, disse Ivaniza.

Encerrando as ações do primeiro dia, aconteceu em Pão de Açúcar, um curso de mecânica de rabeta, contando com a participação de 25 pescadores e, simultaneamente foram distribuídos 19 mil alevinos de Tilápia, beneficiando criadores dos municípios de Pão de Açúcar, São José da Tapera e Santana do Ipanema.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate