Alagoas deve ter nova Cooperativa de Engenharia

Alagoas deve ter nova Cooperativa de Engenharia

Em meio à crise econômica que atingiu diretamente o mercado da construção civil, gerando desemprego e escassez de vagas para muitos engenheiros, um grupo de profissionais procurou o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Alagoas – Senge-AL, para pedir apoio na criação de uma cooperativa.

Durante a sexta reunião dos profissionais junto com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas – Sescoop-AL, a fundação da Cooperativa de Serviços de Engenharia de Alagoas – COOSENGE, ficou praticamente definida. A afirmação é do presidente da Senge-AL, Disneys Pinto.

“Já realizamos diversas reuniões com esse grupo de profissionais que procurou o Sindicato e vamos dar todo apoio para a criação da cooperativa. Vamos acompanhar desde o início, inclusive podendo ceder nosso prédio para que o grupo possa iniciar seus trabalhos, como também oferecer o nosso corpo jurídico para esclarecer todas as dúvidas dos envolvidos”, explicou Disneys Pinto.

Disneys explicou que com a cooperativa, os profissionais envolvidos poderão prestar projetos, serviços de consultoria e fiscalização de obras, entre outras ações inerentes ao exercício profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia e de Tecnólogos.

Na última reunião, João Carlos Ramiro, que faz parte do jurídico do Sistema OCB – Sescoop-AL, explicou aos profissionais quais são as principais vantagens de uma cooperativa.

“A grande vantagem de se criar uma cooperativa, é unir forças para entrar no mercado e diminuir custos, oferecendo um leque maior de profissionais, de várias especialidades, com um serviço mais amplo. No caso dos profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia, o mercado parece propício”, explicou.

A próxima etapa, de acordo com Disneys Pinto, é iniciar a implantação de um cronograma de ações para estruturar e fazer do projeto uma iniciativa viável economicamente. Nesse espaço de tempo três modelos de estatuto passaram a ser debatidos, analisados e compilados pelos profissionais que estão envolvidos na construção do processo.

“Agora vamos nos reunir para discutir a eleição de uma diretoria provisória, eleita em assembleia”, explica.

Disneys lembrou que as cooperativas nascem da vontade de profissionais autônomos de se unirem para conseguir melhores condições de trabalho. Para o presidente do Senge-AL, essa é uma forma de garantir inserção no mercado com mais frequência. Além disso, os associados estão legalmente constituídos, permitindo, inclusive, a participação em processos licitatórios com governos e prefeituras.

“Um estudo de mercado já aponta que este é um bom caminho para quem quer e sabe trabalhar em grupo. A cooperativa tem tudo pra dar certo”, finalizou.

_

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate