IMA e Ufal iniciam projeto para estudo sobre Unidades de Conservação do Estado

IMA e Ufal iniciam projeto para estudo sobre Unidades de Conservação do Estado

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) iniciaram mais uma parceria na última quinta-feira (14), para o desenvolvimento do projeto ‘Unidades de Conservação de Alagoas, Brasil: Floras, Lacunas de Coleta e Avanço no Conhecimento’.

Coordenado por Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC, e por Ana Paula do Nascimento Prato, professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto é uma parceria do IMA com o Centro de Ciências Agrárias da Ufal, que têm como meta elaborar um estudo completo sobre as Unidades de Conservação (UCs) do Estado.

Durante a primeira reunião, realizada na quinta-feira (14), na sede do IMA, foram apresentados os resultados iniciais da listagem preliminar da flora das UCs, consultada nas referências bibliográficas e no banco de dados do Herbário MAC.

Um resumo dos resultados foi aprovado para publicação e apresentação no 67º Congresso Nacional de Botânica, que será realizado em setembro deste ano, em Vitória, no Espírito Santo.

Durante o encontro, também foram traçadas as diretrizes para o inicio das coletas botânicas e pesquisa etnobotânica na Área de Preservação Ambiental (APA) do Pratagy e na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Placas (O Sabiá).

O estudo desenvolverá temas como florística e fitossociologia, ecologia da polinização, produtos florestais madeireiros e não madeireiros, espécies invasoras e exóticas, espécies raras e ameaçadas, além do uso, manejo e conservação de espécies florestais por comunidades pesqueiras na APA de Santa Rita.

Ao final do projeto, os envolvidos irão elaborar um livro para publicação contendo todas as informações referentes à pesquisa.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate