Com entressafra do leite no Centro-Sul, indústrias buscam matéria-prima no NE

Com entressafra do leite no Centro-Sul, indústrias buscam matéria-prima no NE

Com o início da entressafra do leite no Centro-Sul do País, a captação da matéria-prima, segundo boletim do Cepea, reduziu 7,35%. A queda é apontada como a maior dos últimos nove anos. Na falta de leite no mercado, as grandes indústrias leiteiras estão em busca de matéria-prima e apostam na produção da região Nordeste, que está em plena safra.

Com a procura do leite in natura, produtores e indústrias locais acabam se sentindo pressionados. Por um lado, o preço do litro do leite está em alta e pode ser comercializado em grandes quantidades. Por outro, as indústrias, acredita o presidente do Sileal, Arthur Vasconcelos, pode produzir menos, ou por falta de matéria-prima ou até mesmo por não poder competir com os preços praticados no mercado.

“Para o produtor, isso é positivo, pois ele tem como barganhar mais no preço do leite produzido. Para o estado, isso também é bom porque aumenta a arrecadação. Para a indústria local, isso gera um aumento no custo do produto, já que está aumentando o preço da matéria-prima. E, às vezes, a indústria fica sufocada, devido ao mercado não acompanhar nem absover esse aumento de custo”, afirma Arthur Vasconcelos, acrescentando que é preciso ter otimismo, para que o produtor possa ser bem remunerado e atender toda a demanda. “Uma vez que o produto é valorizado, os compradores tendem a voltar”, acredita.

Alta no preço

No mercado alagoano, o preço do leite aumentou em todo o País, seguindo a lei da oferta e da procura. Em Alagoas, o preço do litro do leite está cotado em média a R$ 1,30, chegando a ser vendido também por R$ 1,45.

“O mercado é imprevisível. Estamos entrando no inverno e a produção tende a aumentar. Já no verão, nosso período de entressafra, a produção tende a cair e o preço do leite a aumentar, também. Mas ainda estamos na dúvida sem saber como pode ficar o preço nos próximos meses”, aponta Arthur Vasconcelos.

Da redação

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate