Encontro discute chamada pública para aquisição de merenda

Encontro discute chamada pública para aquisição de merenda

Estimular boas práticas e garantir alimentação escolar saudável tem sido uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Nutrição e Alimentação Escolar (Cane). Com a premissa de instruir profissionais da Educação sobre os fundamentos legais da II chamada pública para aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar, foi realizado na quinta-feira (9), no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM), um encontro com diretores, vice-diretores e merendeiros de todas as escolas da rede.

Durante todo o dia, foram abordadas práticas adequadas de recebimento, armazenamento e distribuição das refeições servidas nas escolas. A palestra foi proferida pela coordenadora do Cane na Semed, Anna Carla Luna, que propôs um debate para socializar as experiências positivas e negativas a fim de facilitar o processo de produção e entrega desses produtos, além de esclarecer dúvidas e sugerir melhorias.

De acordo com a técnica do Cane, Gedida Correia Alves, esse encontro é fundamental para o bom andamento do convênio estabelecido entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, e as cooperativas de agricultores de Alagoas desde 2015. “Nós temos um compromisso com a qualidade da alimentação servida nas escolas da rede. Através desta formação, buscamos minimizar os problemas, trocar experiências e preparar os gestores e merendeiros para que compreendam como funciona o convênio e sigamos aprimorando essa parceria”, avaliou Gedida.

A iniciativa do convênio com a agricultura familiar prioriza o fornecimento dos alimentos provenientes de comunidades indígenas e quilombolas. São fornecidos todos os tipos de gêneros alimentares que compõem o cardápio escolar das crianças.

Projeto Nutriação

Paralelo ao convênio com as cooperativas da agricultura familiar, a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) da Semed desenvolve o Projeto NutriAção nas Escolas. O projeto, que integra o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Saúde na Escola (PSE), busca promover a educação nutricional e alimentar nas escolas, além de discutir a manipulação dos alimentos, desde sua chegada na escola até o momento de servir aos alunos, observando o que rege os princípios, diretrizes e legislação pertinentes à alimentação escolar.

O NutriAção realiza formações com os gestores, professores e merendeiros, avaliação nutricional dos alunos e avaliação higiênica e sanitária do ambiente. A partir de um diagnóstico feito por técnicos do Cane em cada unidade escolar, será elaborado um plano de ação para a correção das escolas que não estiverem em conformidade com as diretrizes estabelecidas.

Ascom Semed

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate