Emater prestará assistência técnica a agricultores atendidos pelo APL

Emater prestará assistência técnica a agricultores atendidos pelo APL

A superintendente de operações técnicas do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Rita de Cássia Ferreira Lima, participou na sexta-feira,2 7, em Arapiraca, de reunião com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AL).

O objetivo do encontro foi discutir o direcionamento de ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos agricultores familiares assistidos pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste. Segundo Rita de Cássia, a importância dá reunião se dá, pois, os técnicos da Emater – contratados recentemente após realização de edital, precisam entender e conhecer as demandas específicas desse grupo.

“Os técnicos vão para o campo atender esses agricultores, mas antes precisam conhecer quais carências, quais as potencialidades e qual a situação atual do Arranjo. Por isso, o Sebrae e a Sedetur, estiveram conosco para fazer esse detalhamento. Depois disso os extensionistas da Emater-AL vão prestar a assistência a esse produtor de forma melhor direcionada, já sabendo o que precisa ser feito para dar aprimorar produção”, explicou a superintendente.

O gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant’Anna, informa que existe uma demanda real por Assistência Técnica e Extensão Rural, e que a presença oficial do Estado vai contribuir e muito para o desenvolvimento do Arranjo. “A reunião serviu muito para isso, para reforçar a importância da presença da Emater junto a esses produtores. Os técnicos possibilitam que os produtores de hortaliças possam aumentar o seu conhecimento, estabilizar a produção e se desenvolver de forma sustentável”.

Segundo Sant’Anna, o APL Horticultura no Agreste atende hoje cerca de 230 produtores em nove municípios da região.

Participaram também da reunião a gerente de assistência técnica e extensão rural da Emater-AL, Graça Seixas, os gerentes regionais no Baixo São Francisco e no Agreste, André Bruno Guimarães e José Aldo Santos, respectivamente, além dos coordenadores das cadeias produtivas pela Emater-AL.


Ascom Emater/AL

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate