Estado e Caixa Econômica Federal dialogam sobre parceria para implantação do VLT

Estado e Caixa Econômica Federal dialogam sobre parceria para implantação do VLT

O secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, reuniu-se, nesta terça-feira, 24, com equipe técnica da Caixa Econômica Federal para uma conversa preliminar sobre uma possível colaboração entre a instituição financeira e o Estado para viabilizar a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) através de Parceria Público-Privada (PPP).

Com a publicação de uma portaria no Diário Oficial do Estado, em 17 de maio deste ano, a qual estabeleceu a criação de uma Unidade de PPP na Setrand, a CEF buscou o órgão para propor a participação da instituição na Unidade através do assessoramento na construção conjunta da modelagem para viabilização da Parceria Público – Privada.

Sandro Pepe, gerente executivo de Governo da Caixa, analisou o primeiro contato entre Setrand e CEF como muito produtivo, já que é a Caixa Econômica que está analisando o projeto do VLT.

“A reunião foi bastante proveitosa. Sabemos que não é fácil tirar do papel uma obra de valor tão elevado. Nossa intenção é conhecer a ideia do governo para implantação do VLT e aí ajudarmos a viabilizar a obra através do assessoramento na construção da PPP”, destacou Pepe.

O projeto básico do VLT, previsto para ser implantado na Avenida Fernandes Lima com a finalidade de melhorar o deslocamento da população por se tratar de um transporte de massa e, consequentemente, desobstruir o caos no trânsito no principal corredor de transporte da capital, já está em fase final de aprovação junto à CEF. Após aprovação do projeto preliminar, será contratado o projeto executivo.

Mosart Amaral avaliou a primeira reunião como valiosa, uma vez que a participação da Caixa Econômica no processo de construção da PPP converge para inúmeros benefícios para Alagoas.

“A participação desses técnicos na reunião de hoje abre um horizonte muito grande para que nós possamos firmar uma parceria entre Caixa e Governo, e para que possamos ter um produto final de qualidade no futuro. A partir de agora podemos afunilar esse entendimento e fazer com que muita coisa aconteça em nosso Estado como fruto dessa parceria”, enfatizou o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano.


Ascom Setrand

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate