GREVE: Para governador, diálogo com categorias não deve cessar

GREVE: Para governador, diálogo com categorias não deve cessar

O governador Renan Filho comentou sobre os efeitos das paralisações das categorias de servidores, sobretudo dos agentes penitenciários que estão de braços cruzados. Ele confirmou que o Estado está aberto a discussões com as representações do funcionalismo público estadual.

Em outros estados, a crise de servidores se dá em virtude dos salários atrasados. Em Alagoas, lembrou Renan Filho, “diversas categorias reivindicam melhorias salariais, algumas como a Polícia Civil e o Sindicato dos Agentes Penitenciários [Sindapen] entraram em greve este mês, porém, a falta de atividade resultou em um caos ainda maior para a população”.

O Sindapen entrou em greve na semana passada e o Poder Judiciário já determinou a paralisação como ilegal impondo o retorno imediato às atividades de trabalho. Porém, o governador de Alagoas, em entrevista, recordou que as dificuldades serão superadas pelo Estado com serenidade.

O governo alagoano estabeleceu um diálogo com a representação de diversas categorias como de professores e agentes de Polícia, na presença de membros das pastas da Fazenda e Planejamento e tem estabelecido este canal de diálogo sempre aberto.

Renan Filho fez questão de salientar que muitos Estados da Federação estão sem honrar com seus compromissos com a folha de pagamento e demais obrigações. O ano é duro, lembrou o governador, e folhas de pagamento de ativos e inativos de outros Estados estão em atraso.

“O Estado não pode fazer um acordo que não pode cumprir, e se assim o fizer, estará instalado o caos. Quando o Estado deixa de pagar o salário, ele já deixou de pagar todas as suas contribuições e impostos; segundo, deixa de pagar o fornecedor; terceiro, deixa de prover políticas públicas de qualidade; e por fim, ele não paga o salário. É o que vemos em outros Estados”, explicou o governador acentuando que esta situação não pode chegar em Alagoas.

De todo modo, o governador assegurou que Alagoas vai escapar dos obstáculos deste período turbulento da economia. “Estamos abertos a discussões com representantes em busca de viabilizar melhorias, sem afetar a população”, completou.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate