Santoro vai entregar a RF estudo que pode viabilizar ou não reajuste para servidores

Santoro vai entregar a RF estudo que pode viabilizar ou não reajuste para servidores

O governo de Alagoas promete apresentar uma proposta de reajuste salarial ou ao menos apresentar justificativa, em caso da não concessão de aumento, para o funcionalismo nos próximos dias.

A apresentação da proposta depende, agora, apenas de estudo que vem sendo feito e será entregue ainda esta semana ao governador Renan Filho.

Maio, como se sabe, é a data base dos servidores do Executivo estadual. Até o momento o governo não sinalizou se dará algum reajuste, existindo a possibilidade de Alagoas seguir o “exemplo” da maioria dos estados brasileiros, que anunciaram que não vai dar aumentos estado ano.

O secretário da Fazenda, George Santoro, explica que está aperfeiçoando a metodologia de previsão da receita, para apresentar um quadro mais real das finanças do Estado. “Estamos conversando com grandes contribuintes, a exemplo dos setores de energia, combustíveis e comunicações, para tentar antecipar ao máximo o comportamento desses setores este ano. Com base nisso, vamos atualizar os cálculos de previsão da receita para 2006, dando ao governador condições de decidir se dará reajustes para o funcionalismo”, aponta o secretário da Fazenda.


Tá ruim e pode ficar pior

O ICMS de Alagoas registra crescimento acumulado de 11% até abril. Em contrapartida, o FPE registra variação nominal acumulada de -4%. “Em termos reais, o crescimento do ICMS não cobre as perdas do FPE. Na prática, o Estado arrecada menos, até porque é importante lembrar que 25% do valor do ICMS é repassado para os municípios”, explica o secretário.

O cenário econômico, considerado ruim hoje, pode piorar, avalia Santoro. “Se a crise aumentar mais vamos enfrentar dificuldades para manter os pagamentos – inclusive de salários– em dia”, aponta o secretário.


EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate