Vacinação contra H1N1 segue nos postos volantes

Vacinação contra H1N1 segue nos postos volantes

O Programa de Imunizações (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou ontem (29), que a capital alagoana não terá vacinação contra a Influenza, neste sábado (30), nos postos de saúde. A decisão segue uma medida preventiva definida pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU/AL) e pelo Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), devido ao quantitativo reduzido de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde para Estados e Municípios. A vacinação segue nos postos volantes.

A iniciativa tem como objetivo assegurar a disponibilidade das doses nas unidades de saúde e postos volantes até o final da campanha, mas não descarta a possibilidade da realização de um dia de mobilização após o recebimento do restante das doses da vacina.

“Como o Ministério da Saúde tem repassado as doses da vacina de forma fracionada e a demanda da população pela imunização tem sido intensa, estamos procurando nos resguardar de situações que já vem ocorrendo em outras cidades do país, de interrupção da campanha por falta de vacinas, adotando como estratégia a disponibilização das doses na rotina das unidades de saúde e postos volantes”, afirma a coordenadora do Programa de Imunizações do município, Eunice Amorim.

Eunice afirma que também por conta da grande demanda pela vacina, ainda não foi possível fazer um balanço das doses já aplicadas no município para o grupo prioritário, composto por crianças de 6 meses a menor de 5 anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, puérperas (até 45 dias pós-parto), trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas. Desde o início da campanha, na última segunda-feira (25), porém, a equipe do PNI vem fazendo o abastecimento contínuo de vacinas nas unidades e postos volantes e pretende consolidar o quantitativo de doses aplicadas ainda neste final de semana.

“É importante ressaltar que a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é direcionada exclusivamente às pessoas que fazem parte do grupo prioritário, definidas assim por serem mais vulneráveis ao desenvolvimento de complicações devido à Influenza. Por este motivo, os demais segmentos e faixas etárias da população não poderão ser atendidos pela campanha”, frisa Eunice Amorim.

Neste sábado (30), as unidades de saúde estarão fechadas, mas os postos volantes nos shoppings e supermercados funcionarão nos horários estabelecidos: os shoppings Maceió (Mangabeiras), Parque (Cruz das Almas) e Pátio (Benedito Bentes), das 10h às 22h. Já os supermercados Super Giro (Trapiche) e G Barbosa Praia (Cruz das Almas), terão vacinação das 8h às 20h; e o Hiper Bompreço da Gruta, das 9h às 21h.

Excepcionalmente neste domingo (1º), feriado do Dia do Trabalhador, não haverá vacinação nesses locais. A coordenadora do PNI afirma, porém, que a imunização será retomada normalmente na segunda-feira, dia 02 de maio.

Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate