Grupo de Renan tem mais de 420 pré-candidatos a prefeito no interior do Estado

Grupo de Renan tem mais de 420 pré-candidatos a prefeito no interior do Estado

A conta não fecha mesmo! Tem mais candidatos a prefeito no grupo do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho do que eles podem “administrar”.

Decidir em que palanque subir em cada um dos 102 municípios alagoanos será um verdadeiro desafio. Dentro do grupo de Renan Calheiros e Renan Filho existem, segundo levantamento realizado por dirigentes do PMDB de Alagoas, pelo menos 420 pré-candidatos a prefeitos.

Todos querem o apoio dos dois. Em algumas cidades, existem até quatro pré-candidatos do mesmo lado disputando o apoio do senador e o governador. Pelo que se sabe, até o momento, a situação está definida, de fato, em poucas cidades. É o caso, por exemplo, de Murici. O candidato a prefeito deve ser o atual vice, Olavo Calheiros Neto.

Em mar Vermelho, o governador e o senador não terão dificuldades. Candidata do PMDB à reeleição, Juliana Almeida, tem o apoio declarado dos dois.

Em Coruripe, o atual prefeito Joaquim Beltrão (PMDB) sai à reeleição com o apoio do grupo de RC e RF. O mesmo deve acontecer em Arapiraca, se Célia Rocha (PTB) for candidata à reeleição. Se ela desistir, a escolha ficará entre Yale Fernandes e Ricardo Nezinho, ambos do PMDB.

Em Santana do Ipanema, a situação também está “tranquila”. O candidato do PMDB será Isnaldo Bulhões. Bem diferente de Delmiro Gouveia, onde três pré-candidatos da base do governo já estão se mobilizando: Edvaldo Nascimento (PCdoB), Valdo Sandes (PMN) e Givaldo Carimbão (PROS).

RC e Renan Filho vão usar o tempo como aliados. Até as convenções, em julho, o que se espera é que muitos candidatos joguem a toalha, facilitando a definição dos palanques.

A orientação é juntar forças, onde for possível, para reunir todos em ou dois palanques, no máximo. Apesar das dificuldades de composição em algumas cidades, o grupo de RC e RF devem sair das eleições deste ano ainda mais forte.

A expectativa dos dois é ganhar em 80% dos municípios. A família Calheiros estenderá seus domínios políticos por todo Estado, com um poder político jamais visto antes na história recente de Alagoas.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate