Alongamento deve trazer capacidade de investimento para Alagoas

Alongamento deve trazer capacidade de investimento para Alagoas

A proposta de alongamento da dívida pública estadual, produzida pela equipe da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), promete restaurar e ampliar a capacidade de investimentos em Alagoas. O projeto, que será enviado ao Congresso Nacional, sugere um prazo maior de vinte anos para pagamento de uma dívida bilionária, adquirida por outras gestões.

No aguardo da definição, o governador Renan Filho ressalta que a medida ainda não será aplicada de forma imediata. Em virtude disto, o Governo de Alagoas continuará com a conduta de economia adotada, desde o inicio da gestão, nos mais diversos segmentos de atuação.

“O Estado vai seguir com o compromisso de gastar corretamente, visando, ao mesmo tempo, a economia dos recursos para que possamos enfrentar a crise de cabeça erguida. O país precisa trabalhar junto para sair deste período de dificuldades e para isso, os estados precisam de alguma ponte que traga recursos, ainda que provisoriamente. Só assim, vamos conseguir, de fato, fechar o orçamento e não dar prosseguimento a crise”, avalia o chefe do Executivo.

A queda significativa dos índices econômicos, que já caiu em 3,5% em 2015 e deverá reduzir mais 3% este ano, também foi lembrada por Renan Filho como fator determinante para aprovação da proposta de alongamento da dívida.

“Se o ritmo de queda na economia permanecer constante, vamos presenciar a maior queda da refração econômica, durante o período republicano. E o primeiro a perder com este cenário são os trabalhadores, que ficam desempregados diante de uma crise desenfreada. Os estados e a União precisam de ferramentas para enfrentar este momento de dificuldade e estancar a queda da economia”, afirmou o governador.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate