Projeto incentiva plantio de hortaliças orgânicas na Pindorama

Projeto incentiva plantio de hortaliças orgânicas na Pindorama

Na matriz curricular do projeto “O Amanhã” de Pindorama o cultivo de hortaliças orgânicas tem seu espaço cativo há mais de quatro edições do projeto.  Com  plantio de couve, coentro e cebolinha, a meninada acompanha todo processo de plantação, cultivo e extração na própria horta desenvolvida na sede do Centro de Treinamento Rural da Pindorama (Cetrup).

Segundo informações da coordenadora pedagógica do projeto, Janieide Pereira, produção da horta ultrapassa 300 quilos mensais. Os frutos da lavoura são doados às escolas da região de Pindorama. “Desde a etapa de coleta da sementeira até a colheita, as crianças tiram lição de cada fase, acompanhando todo desenvolvimento da planta”, completa a coordenadora.

Além das hortaliças repassadas para as escolas, na horta do projeto também é plantado pimenta, quiabo, alface e criados frangos caipiras para venda à comunidade local. Sem agrotóxico, de boa qualidade e saudáveis, a prática é sustentável com utilização correta do solo e adubagem adequadas. “Toda dinâmica da plantação as crianças acompanham. Etapas como preparação dos centeiros, semeadura, seleção de sementeiras e colheitas, geralmente, são as favoritas”, revelou.

Orientação técnica

O ensino prático e o domínio de conhecimento ficam por conta do técnico agrícola, Bruno Soares. Ele conta que o encontro com as crianças acontecem duas vezes por semana e duram cerca de duas horas, a depender da programação do dia: “As crianças ficam vislumbradas com tanta informação e processo de transformação ao mesmo tempo. É  muito satisfatório contribuir para formação ecológica delas e ajudá-las a descobrir o valor de cada componente ambiental em nossas vidas”, ressaltou.

Bruno também reforça o papel de observação desempenhado pelos pequenos: “eles interagem, experimentam e até questionam, mas não realizam o trabalho de execução. Não são eles que executam o trabalho e sim nós, que os instruímos com a demonstração”, salientou.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate