Pelo menos 5 deputados estaduais vão mudar de partido em Alagoas

Pelo menos 5 deputados estaduais vão mudar de partido em Alagoas

Trocar de partido sem o risco de perda de mandato por infidelidade partidária. Esse “sonho” de muitos deputados de Alagoas está prestes a se realizar. No próximo dia 18, em sessão conjunta do Congresso Nacional, presidida pelo senador Renan Calheiros, será promulgada a PEC que abre janela para deputados trocarem livremente de legenda.

Os parlamentares terão um mês para mudar de legenda. Mas a maioria deve mudar de partido logo nos primeiros dias. Em Alagoas deputados estaduais e federais estão na fila para a “sessão” de troca de partido.

O deputado estadual Ronaldo Medeiros, líder do governo na Assembleia Legislativa já anunciou que vai mesmo deixar o PT e deve se filiar ao PMDB.

Sérgio Toledo deixará o PDT de Ronaldo Lessa para assumir o comando do PSC em Alagoas. Ele já controla o partido hoje no estado, numa parceria política com Marx Beltrão, que também controla o PSD e o PRB.

O deputado Val Gaia sinalizou que vai sair do PSDB e deve se filiar ao DEM. Outras mudanças também são cogitadas na ALE. Marcelo Victor deve sair do PROS e se filiar ao PSD e Davi Davino Filho deve sair do PSB para engrossar as fileiras do PMDB.

Virando a mesa

Confirmadas as mudanças, o PMDB que tem uma bancada hoje de três deputados, passara a ter a maior bancada da Assembleia Legislativa, com 5 parlamentares. O PSDB do ex-governador Teotonio Vilela Filho será desbancado. Sua bancada hoje, com cinco deputados, deve ser reduzida para quatro, pelo menos.

Migrando

Na bancada federal, a janela pode ser uma oportunidade para a ida de Marx Beltrão do PMDB para o PSD. Quem também pode mudar de partido, informa a “rádio corredor”, é o ex-prefeito Cícero Almeida. Ele deixou o PRTB pelo PSD, mas há quem diga que o deputado federal já não está se sentindo confortável no novo partido.

A PEC abre janela apenas para deputados. A migração partidária deve se intensificar mesmo a a partir de 2 de março, que será aberta a janela para a troca de partido para os vereadores. As mudanças serão intensas em Maceió e, principalmente, nas maiores cidades do interior.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate