Estados formulam propostas visando a melhoria do cenário econômico nacional

Estados formulam propostas visando a melhoria do cenário econômico nacional

O governador Renan Filho participou, nesta segunda-feira (1º), de mais uma reunião do Fórum Permanente dos Governadores, realizada na Residência Oficial de Águas Claras, no Distrito Federal. O fórum deseja construir uma agenda comum entre os estados, sugerindo propostas para promover a melhoria do cenário econômico nacional. A reunião contou com a presença de governadores e vice-governadores de 25 unidades da Federação.

Os representantes trataram dos cenários macro e microeconômicos, discutindo pontos como a dívida dos estados com a União, liberação pelo Tesouro Nacional da contratação de financiamento externo, previdência social, além de Projetos de Lei e de Emenda Constitucional que estão em tramitação e podem ser decisivos para fortalecer as finanças dessas unidades. Essas propostas serão encaminhadas ao Governo Federal e ao Congresso Nacional. O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu os governadores para discutir as proposições feitas na reunião.

Este foi o segundo encontro do Fórum. Na primeira oportunidade, realizada em 28 de dezembro, foi elaborado um documento com seis propostas de curto prazo para ajudar as unidades da Federação a superarem as adversidades do atual ambiente da economia.

Renan Filho destacou a importância de construir essa agenda de forma conjunta, havendo uma soma de esforços por parte dos estados. “Tratamos de importantes temas para Alagoas, como a renegociação das parcelas da dívida com a União, o que permitiria aumentarmos nosso poder de investimentos e a conclusão de projetos prioritários”, colocou.

O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, também esteve em Brasília e participou das discussões com representantes estaduais.


Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate