PAA 2016 vai beneficiar mais de mil pequenos agricultores de Alagoas

Emater reuniu parceiros para definir operacionalização e execução do programa
PAA 2016 vai beneficiar mais de mil pequenos agricultores de Alagoas

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ganha novo fôlego em Alagoas, após repactuação das metas para o Estado. Em reunião realizada nesta sexta-feira (29), na sede do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural de Alagoas (Emater-AL), foram definidas as entidades que vão atuar em conjunto com o órgão na operacionalização e execução do Programa.

Com valor aproximado de R$ 6,7 milhões em recursos obtidos por meio de convênio entre a Emater e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do Governo Federal, o PAA vai beneficiar 1.050 famílias produtoras rurais alagoanas e 320 organizações e entidades que irão receber os alimentos adquiridos somente no primeiro semestre de 2016.

Participaram da reunião, representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Alagoas (Consea), membros da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e do programa Mesa Brasil, do Sesc.

De acordo com o diretor-presidente da Emater Alagoas, Carlos Dias, agricultores já cadastrados no sistema do PAA terão suas fichas atualizadas e outros serão identificados. “A reunião teve como objetivo fechar com esses parceiros para que possamos dar viabilidade ao nosso planejamento. Nossa programação é que o PAA seja lançado oficialmente, em solenidade com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, em março”.

Para Carlos Dias, o PAA tem importância fundamental para a economia e a produção agrícola no Estado. “Primeiro, sob o ponto de vista social, nós estamos falando em atender 1.050 agricultores familiares, ou seja, comprar o produto dele e, na outra ponta, atender 320 instituições que vão receber esses alimentos. Por outro lado, tem o financeiro. Um estado como o nosso, onde quase não há injeção de recursos na agricultura, nós falamos em utilizar R$ 6,7 milhões em quatro meses. Então, esse dinheiro vai rodar na mão desses agricultores por todo o Estado, aquecendo a economia. E o terceiro ponto é fazer com que o PAA se torne permanente, porque se nós não executarmos, o Programa deixa de existir e, se nós o fizermos, poderemos incluir uma meta ainda maior para o próximo ano” detalhou o diretor-presidente.

Para Antonino Cardoso, representante nacional da Unicafes, a mobilização da Emater foi essencial para que Alagoas continuasse participando do PAA em 2016.

“Estive junto com o diretor de planejamento e o presidente da Emater em Brasília para fazer a repactuação das metas para Alagoas. E hoje, realizamos a primeira reunião pra discutir uma estratégia em comum entre as organizações do Estado, através da Emater, para colocar em execução o Programa. Os recursos serão utilizados para compra da agricultora familiar, onde esse agricultor será cadastrado, ele vai ofertar o seu produto e as organizações vão receber esse alimento com base na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o que, por fim, vai fortalecer as cadeias produtivas do Estado”, explicou Antonino.

Durante o mês de fevereiro será feito o levantamento e cadastramento dos dados dos agricultores e das entidades recebedoras. No dia 7 de março, o Programa deve ser lançado oficialmente, com a execução e entrega dos produtos sendo realizadas até o mês de junho.


Ascom Emater

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate