UPA do Trapiche inicia atendimento em fevereiro

UPA do Trapiche inicia atendimento em fevereiro

Atendendo às expectativas da população que faz uso da rede pública de saúde na capital, a Prefeitura de Maceió coloca em funcionamento, a partir do dia 22 de fevereiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Alfredo Vasco Tenório, localizada no Trapiche da Barra. A unidade, que irá disponibilizar assistência 24 horas, será operacionalizada pela Organização Social (OS) Instituto Saúde e Cidadania (Isac), que já dispõe de comprovada experiência de gerenciamento desse tipo de unidade em outras cidades do país e foi escolhida por meio de processo licitatório.

“Colocar esta UPA para funcionar é uma de nossas maiores motivações na área da saúde e temos certeza que será importante para a a capital e para Alagoas, já que a UPA também vai colaborar para desafogar o HGE”, afirmou o prefeito Rui Palmeira. “Nos próximos dias, publicaremos o resultado do processo licitatório para a empresa que vai gerir a UPA do Benedito Bentes. Outra boa notícia para a saúde de Maceió”, disse.

Palmeira também ressaltou a parceria com o Estado para mais este trabalho. “O apoio do Governo do Estado foi fundamental para que conseguíssemos abrir a UPA. Aliás, o governador Renan Filho sempre se mostrou muito solícito e empenhado em unir esforços em prol da saúde e do desenvolvimento de Maceió e de Alagoas. Esta é mais uma prova de que quando Estado e Município dão as mãos, a sociedade é quem sai ganhando e neste caso, beneficiando a população que mais precisa, sobretudo, os usuários do Sistema Único de Saúde”, salientou Rui.

O financiamento para operacionalizar a UPA funciona da seguinte maneira: a União custeia 50%, o Estado 25% e o Município, os outros 25%. “Neste primeiro momento, além de seus 25%, o Estado é quem irá assumir os 50% que seriam da União, garantindo o funcionamento imediato. O Município, por sua vez, irá arcar com sua porcentagem. Esta foi a solução local encontrada para viabilizar o funcionamento e deve seguir até que a unidade passe pelo trâmite de Qualificação pelo Ministério da Saúde”, explicou o secretário municipal de Governo, Ricardo Wanderley.

Com a UPA do Trapiche em funcionamento, o Município assumirá a responsabilidade por um equipamento de saúde dentro da rede de urgência e emergência, com um atendimento qualificado para dar suporte e minimizar a demanda do HGE, ampliando a assistência à população.

A unidade, classificada como tipo Porte III, seguirá as diretrizes e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. No local, os usuários terão à disposição o atendimento em especialidades como pediatria, clínica médica, ortopedia e odontologia. De acordo com o Isac, a UPA tem como meta solucionar 90% das demandas que chegarem à unidade e garantir o encaminhamento necessário aos atendimentos de maior complexidade.

Para colocar a UPA em funcionamento na data definida, o Isac já promoveu as adequações necessárias na estrutura do local e, até o próximo dia 5, estará divulgando o resultado do processo seletivo que disponibilizou 117 vagas para profissionais dos níveis fundamental, médio e superior em diversas áreas que irão compor a equipe de trabalho da unidade. Todos os selecionados passarão por um treinamento intensivo e capacitação. 

UPA

A UPA do Trapiche foi construída pelo Governo de Alagoas, com recursos federais e estaduais, e entregue ao Município no final de 2014. Na construção, foram investidos R$ 4 milhões. A unidade tem a capacidade para atender até 350 pacientes por dia, na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes e sua finalidade é ser uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgências hospitalares que integram uma rede organizada de Atenção às Urgências. O atendimento ocorrerá por demanda espontânea da população, encaminhamentos da Central de Regulação da SMS, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ou resgate do Corpo de Bombeiros.

O sistema implantado deve ser do acolhimento ao paciente por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade, e não por ordem de chegada, em consonância as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH). A unidade deve dispor de recepção, salas de espera, classificação de risco, pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica e pediátrica, câmara escura, sala de raios-x, posto de coleta do laboratório, farmácia e posto de enfermagem.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no País, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Homenagem

A UPA do Trapiche terá o nome do médico José Alfredo Vasco Tenório. Na sua trajetória profissional, doutor Alfredo exerceu diversas atividades: Professor, cirurgião otorrinolaringologista, palestrante em diversos eventos, presidente de bancas examinadoras para concurso público, coordenador da clínica de otorrinolaringologia do hospital José Carneiro, presidente da comissão especial de progressão docente da Escola de Ciências Médicas, chefe do departamento de cirurgia, entre outros mais. Sua morte trágica em 2012 comoveu a opinião pública.

Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate