Maceió é a pior capital do Nordeste em desenvolvimento

Maceió é a pior capital do Nordeste em desenvolvimento

Maceió ficou na última colocação entre as capitais do Nordeste no quesito desenvolvimento no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFMD) divulgado nesta semana. A capital alagoana apresentou índice de 0,7065, ficando na categoria Desenvolvimento Moderado. Para entender o índice, quanto mais perto de um melhor.
No comparativo com as 27 capitais brasileiras, Maceió ficou em 24° lugar, à frente das cidades de Manaus, capital do Amazonas; Belém, capital do Pará; e Macapá, capital do Amapá e última colocada nacional. Levando em consideração todos os municípios brasileiros, a capital alagoana aparece na 1886ª posição.

Contudo, o estudo apresentou melhoria nos índices de educação e emprego e renda em Maceió, fazendo com que a cidade saísse da penúltima colocação nacional do último IFDM divulgado.

“Entre as piores colocadas, Maceió foi um destaque positivo por ter obtido crescimentos relevantes tanto no IFDM Emprego&Renda quanto no IFDM Educação, resultando em variação de 3,1% no seu IFDM – contudo, permaneceu como a única capital brasileira a exibir desempenho regular na área de Educação”, diz o estudo.

Maceió não conseguiu ser a primeira colocada no IFMD nem dentro de Alagoas. A capital aparece em segundo lugar, atrás de Coruripe com índice de 0,7172. A cidade alagoana pior colocada é Água Branca, com índice de 0,3828 e na 5491º colocação nacional. Nenhuma cidade alagoana apresentou alto desenvolvimento, cujos índices são superiores a 0,8.

_

IFMD

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate