Integração temporal vai facilitar mobilidade em Maceió

Operacionalização da integração será fundamental para a mobilidade dos cidadãos maceioenses
Integração temporal vai facilitar mobilidade em Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai iniciar, a partir do próximo dia 25, a integração temporal entre as linhas de ônibus que fazem parte do sistema de transporte público coletivo. A operacionalização da integração das empresas de ônibus, prevista no Edital de Licitação do Transporte Público, será fundamental para a mobilidade dos cidadãos maceioenses.

A SMTT, órgão que está coordenando o processo de licitação, bem como a implantação da integração temporal, garante que os maceioenses que possuírem o cartão eletrônico, o Bem Legal, poderão embarcar em mais de um ônibus com o pagamento apenas de uma passagem, num intervalo de 1h30 minutos. A mudança na integração só valerá para os passageiros que pegarem ônibus no mesmo sentido e direção do percurso.

Neste primeiro momento, a integração só terá validade entre os veículos que integram o mesmo lote de cores. Ou seja, caso um passageiro realize o embarque em um ônibus do lote azul, ele poderá embarcar em outro do mesmo lote de forma gratuita, pagando o valor da primeira passagem.

“Lembrando que o período da gratuidade é de 1h e meia e a partir do primeiro embarque. Neste intervalo, os passageiros podem pegar dois, três ônibus, por exemplo, sem pagar mais nada, sendo que entre as linhas do mesmo lote e no sentido único de direção dos veículos”, explicou o gestor da SMTT, Tácio Melo.

Entenda os lotes

Conforme o Edital de Licitação do Transporte Público, os lotes são as regiões de Maceió nas quais as empresas vencedoras da concorrência irão atuar. Passado o certame, a capital foi dividida em quatro lotes entre as viações Real Alagoas (cor vermelha), São Francisco (cor azul), Cidade de Maceió (amarelo) e Veleiro (verde).

Na região da Serraria e bairros próximos até o Farol (lote 100), as linhas de ônibus serão operadas pela empresa Cidade de Maceió. Em Fernão Velho e arredores (lote 200) pela Viação São Francisco. Já no Trapiche da Barra (lote 300) e bairros próximos da parte baixa de Maceió, a operacionalização das linhas será da Viação Veleiro. E no Benedito Bentes e bairros ao redor da parte alta (lote 400), as linhas terão ônibus da Viação Real Alagoas. A previsão é de que já no mês de abril deste ano, a integração esteja em total funcionamento, independente do lote de atuação das empresas.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate