Novo aplicativo ajudará a melhorar a gestão da safra no Semiárido

Novo aplicativo ajudará a melhorar a gestão da safra no Semiárido

Um novo aplicativo para celulares vai ajudar a melhorar a gestão do Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras no semiárido nordestino. Por meio do AgriSupport, agricultores familiares poderão enviar informações sobre espécies e variedades cultivadas, datas de plantio e distribuição das culturas agrícolas para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI). As informações enviadas incluem o registro fotográfico georreferenciado da área plantada.

Segundo a coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá, há uma carência de informações atualizadas e precisas sobre o tratamento, como, por exemplo, das espécies e variedades cultivadas, datas de plantio e, principalmente, da distribuição espacial das culturas agrícolas no semiárido.

“Com o sistema de previsão de risco de colapso de safras no semiárido, será possível realizar o planejamento e a tomada de decisão, com a finalidade de minimizar os impactos de quebras de safras e prejuízos sociais decorrentes”, acrescentou.

O aplicativo AgriSupport, desenvolvido pelo Cemaden em parceira com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e o International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), foi apresentado para os pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco.

Na reunião, foi realizada uma “oficina” para apresentação e instalação do aplicativo nos celulares dos agricultores do município Abreu e Lima.

Portal Brasil

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate