El Niño perderá força entre abril e maio, prevê meteorologista

El Niño perderá força entre abril e maio, prevê meteorologista

Em 2016, o fenômeno El Niño deve sofrer um enfraquecimento gradativo até meados de abril ou maio, disse o meteorologista-chefe da Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia, Luiz Cavalcanti. O fenômeno, que provoca flutuações no clima devido ao aumento da temperatura das águas do Oceano Pacífico, foi o responsável pelo excesso de chuvas na região Sul, pela seca na região Nordeste e em parte da região Norte, em 2015.

“Ainda teremos o El Niño atuando durante o primeiro semestre de 2016, mas seu enfraquecimento trará reflexos na organização do clima”, disse Cavalcanti. A previsão é que, com o fim do El Niño, o Sul não deverá ter tantas chuvas em 2016. No Centro-Oeste, as chuvas não devem tardar tanto, diminuindo a ocorrência de incêndios.

Entre os principais acontecimentos climáticos de 2015 no Brasil, o meteorologista citou as chuvas no Sul e Centro-Oeste, a seca no Nordeste (que dura 4 anos) e a seca no Sudeste, no começo do ano, que resultou em problemas de abastecimento de água em São Paulo. “Foi um ano muito quente no Brasil”, concluiu Cavalcanti.

Virada do ano

Para a passagem do Ano Novo, o meteorologista prevê que São Paulo deve ter pancadas de chuvas isoladas no final da tarde, com temperatura mínima de 18° e máxima de 26°. No Rio de Janeiro, a temperatura ficará entre 25° e 38° e há possibilidade de chuvas isoladas, fracas e passageiras, no final da tarde. Porto Alegre deve ter pancadas de chuva durante a noite e a temperatura ficará entre 24° e 30°.

Em Natal, há possibilidade de chuvas fracas e passageiras e temperatura entre 25° e 30°. Em Manaus, onde a mínima ficará entre 26° e 34°, não há previsão de chuva para a virada do ano. Em Brasília, há possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde e a temperatura vai variar entre 20° e 26°.

Agência Brasil

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate