CPLA comemora conquistas do setor leiteiro em 2015

CPLA comemora conquistas do setor leiteiro em 2015

Mesmo diante do cenário delicado crise econômica nacional e incertezas climáticas da seca que permanece atingindo os municípios alagoanos, o produtor de leite da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) conseguiu tocar sua produção perante as dificuldades enfrentadas no cotidiano, permanecendo com a produção de 80 mil litros/dia.

O ano começou sofrendo os impactos da baixa no preço do leite e da supensão de vendas para indústria sergipana, levando muitos dos produtores a derramarem o excendente. As boas notícias de 2015 foram recebidas também ainda nos primeiros seis meses, quando o governador Renan Filho anunciou a desoneração do ICMS sobre os produtos lácteos produzidos em Alagoas e garantiu recursos para a continuidade do Programa do Leite em Alagoas .

“Tivemos um parceiro atento que foi o governo e a Seagri. Com o reajuste fiscal e a continuidade do programa, a atividade se tornou mais competitiva e ao mesmo tempo previniu a evasão do homem do campo”, destacou o presidente da CPLA.

O projeto da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) avançou e a direção da CPLA, em conjunto com a bancada federal alagoana ,em Brasília/DF, e conseguiu fechar o contrato para aquisição de equipamentos com a Global Lat, em outubro.

O setor
O setor leiteiro também deu um importante passo com a criação de sua Câmara Setorial, investimentos em melhoramento genético e diversificação da atividade com doações alevinos e sementes. Muitos dos pequenos produtores conseguiram aumentar a renda, intercalar a produção e ampliar a produção.

Também em 2015, a cooperativa chegou aos seus 14 anos, mudou seu estatuto e passou a vincular seus produtores como cooperados; continuou operando com objetivo de proporcionar desenvolvimento na agricultura familiar e registrou: cadastro de novos produtores no programa do leite, capacitações técnica em parceria com a OCB/Sescoop e entregou máquinas miniforrageiras para produção de silagem .

2016
O presidente Aldemar Monteiro agradece o empenho dos parceiros e prospecta para 2016 novas conquistas para agricutura familiar. “Estamos trabalhando por um setor de grande representatividade na economia do estado, envolvido social e economicamente na vida dos alagoanos. Contamos com o apoio de todos para que, em 2016, realizarmos o grande sonho da UBL e oferecer uma alternativa de emprego e renda aos pequenos produtores”, informou.

Além do projeto da UBL, para 2016 estão entre os planos novos projetos visando a inclusão produtiva dos agricultores familiares e quilombolas. São eles: Plano Plurianual (PPA) 2029 da Sudene, viabilização de Centros Vocacionais Tecnológicos para produção de palmas forrageiras (CVT) e parceria com Sistema Balcon de monitoramento de produção.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate