Municípios alagoanos terão Pacto pela Alfabetização

Municípios alagoanos terão Pacto pela Alfabetização

O presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão disse, durante a solenidade de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que a educação em Alagoas está no rumo certo e citou o educador Paulo Coelho ao dizer que só com a educação as pessoas vão conseguir mudar o mundo. Para ele , esse Pacto fecha a torneira dos indicadores negativos das mazelas da educação e atende uma reivindicação antiga dos prefeitos.

Beltrão também destacou a necessidade da valorização da carreira do magistério, mas com um financiamento que caiba dentro da educação pública posta, aproximando gestores e categorias em prol da melhoria da educação. “Alagoas tem um grande caminho a percorrer para corrigir as distorções existentes e a hora é essa. Os prefeitos serão parceiros porque entendem que se a alfabetização não for tratada toda carreira letiva está condenada a um caminho sem volta.

Na análise do governador, alfabetizar uma criança na idade certa é, no mínimo, uma questão de justiça; é oferecer condições para que ela possa se desenvolver e que as próximas portas da vida se abram sozinhas. O secretário de Educação, Luciano Barbosa disse que a ideia é que, a partir de 2016, o Pacto comece a ser executado com a formação de professores do ensino fundamental menor, tendo como foco a alfabetização e letramento de crianças.

De acordo com o ministro da Educação Aloizio Mercadante, o MEC garante todo o material escolar aos estudantes da rede pública de ensino. Além de bolsas aos professores, coordenadores e educadores em geral.

O ministro elogiou a atitude do governador em repassar mais recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) à prefeitura que aumentar os índices de alfabetização do município.

Ainda na solenidade, que contou com a presença da diretoria da AMA e muitos prefeitos, também foi lançado o projeto para instalação de uma unidade do Ifal no Benedito Bentes.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate