Secretária de Ações da Saúde reforça principais ações que serão realizadas em 2016

Secretária de Ações da Saúde reforça principais ações que serão realizadas em 2016

Com o fim do ano de 2015, importante e repleto de desafios para o Governo do Estado, e dando continuidade às ações de fortalecimento e melhoria da assistência prestada aos alagoanos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou as principais ações programadas para 2016.

Para a secretaria executiva de Ações da Saúde, Rosimeire Rodrigues, “o país vive um momento delicado, tanto do ponto de vista político quanto econômico, mas a gestão estadual mostrou que está apta a responder as demandas da sociedade”.

Entre os projetos de destaque para o ano vindouro estão a reestruturação e ampliação dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP), aqueles com menos de 50 leitos, que atuam no interior de Alagoas. O plano faz parte do processo de regionalização da assistência em saúde que está sendo implementado pela Sesau, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

Rosimeire explicou que, com a regionalização dos serviços, a população pode contar com um atendimento especializado mais próximo de suas comunidades, evitando, assim, o deslocamento para grandes centros de referência a exemplo do Hospital Geral do Estado. “A regionalização aumenta a eficiência do sistema e permite uma melhor organização dos serviços disponibilizados à população”, ressaltou.

A secretária lembrou que foram realizados estudos técnicos para identificar a real necessidade de cada região de Alagoas. “O levantamento e decisões referentes a mudanças de perfis das unidades de saúde são realizadas de forma colegiada com os gestores locais através da Comissão Intergestores Bipartite e Comissão Intergestores Regional, o que reforça o caráter democrático e participativo da gestão estadual”, explicou Rosimeire.

Ainda dentro do processo de regionalização do atendimento, serão realizadas ações de cooperação técnica com os municípios para aumento da qualificação e resolutividade da Atenção Básica. Rosimeire Rodrigues ressaltou que a Atenção Básica bem estruturada pode atender até 80% das demandas públicas de saúde.

A cooperação técnica entre Estado e municípios também é essencial para o controle de doenças como zika vírus, dengue e febre chikungunya. “Além do controle de doenças graves, a Atenção Básica pode e deve atuar como ordenadora das redes de atenção à saúde, que são Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência e Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas”, destacou.

Outro ponto de destaque para o ano de 2016 é a inauguração da Casa da Gestante, realizada em parceria com a Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal), que terá 20 leitos ofertados às gestantes e puérperas atendidas pela Maternidade Escola Santa Mônica.

As obras já foram iniciadas e tem previsão de conclusão ainda no primeiro semestre de 2016. A Casa servirá de apoio às mães que moram no interior e que por motivos de saúde delas ou de seus bebês, precisam estar perto da Maternidade Escola Santa Mônica.

“A Casa da Gestante também vai atender a gestantes de risco que não precisam estar internadas, mas devem ser acompanhadas com mais atenção”, explicou a secretária.

Segundo a secretária executiva, o governador Renan Filho declarou o ano de 2016 como o ano da Saúde e, com trabalho sério, técnico e responsável que tem sido realizado, a gestão estadual pretende avançar ainda mais na assistência prestada a todos os alagoanos.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate