Senado aprova janela para troca de partidos de deputados e vereadores

Senado aprova janela para troca de partidos de deputados e vereadores

Uma nova e generosa janela será aberta para deputados e vereadores que quiserem trocar de mandado. A nova regra, aprovada pelo Senado, vai funcionar como uma “vacina” para a criação de novos partidos, a exemplo do Partido da Mulher Brasileira, que conseguiu filiar, mais de 20 deputados apenas dois meses depois de ser criado.

Como “atrativo”, o novo partido ofereceu repasse de 50% do fundo partidário para os diretórios estaduais que serão comandados pelos novos filiados.  A nova regra acaba com a “farra”, uma vez que vai permitir a troca de legendas, mas o valor correspondente do fundo partidário continuará no partido que elegeu o parlamentar.

A emenda à Constituição, que abre período de 30 dias para a troca de partido de deputados federais e estaduais e vereadores, sem risco de perda de mandatos, foi aprovada no Senado, na quarta-feira,9.

A janela será aberta após a promulgação da emenda. O presidente do Senado, Renan Calheiros, avisou que vai consultar os parlamentares para saber qual a melhor data para promulgar a emenda. A avaliação é que a janela só será aberta  no próximo ano, após o recesso parlamentar.

“Vacilo”

Se os deputados Cícero Almeida, JHC e Galba Novais tivessem esperado um pouco mais teriam podido mudar de legenda sem correr o risco que correm agora. Os três enfrentam na Justiça Eleitoral ação de perda de mandato por infidelidade partidária.

Repercussão

A Folha de São Paulo fez reportagem sobre a janela aprovada pelo Senado. Veja:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1717102-senado-aprova-janela-de-30-dias-para-mudanca-de-partido.shtml

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate