Reunião entre prefeitura e CBTU discute expansão do VLT até o bairro de Jaraguá‏

Reunião entre prefeitura e CBTU discute expansão do VLT até o bairro de Jaraguá‏

Para discutir a expansão que levará o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até o bairro de Jaraguá, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, se reuniu, na tarde desta sexta-feira (06), com o presidente nacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Marcos Fireman, o superintende da CBTU, em Alagoas, Marcelo Aguiar, o senador Benedito de Lira, o superintendente municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Tácio Melo e o secretário de Planejamento, Messias Costa. A obra irá melhorar a mobilidade urbana na região.

“Fizemos uma reunião há alguns meses com todos os órgãos envolvidos – CBTU, Transnordestina e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) – sobre esse projeto. Naquele momento mostramos que o bairro do Jaraguá precisava de uma atenção maior e felizmente a CBTU já começou a reformar a área do antigo pátio de manobra. Nossa pretensão é a de que até o primeiro semestre do próximo ano o VLT esteja circulando até o Jaraguá”, disse Palmeira.

Defensor do projeto em Brasília, o senador Benedito de Lira destacou os passos futuros para o VLT. “Esse meio de transporte é o mais eficaz, pois é seguro, rápido e de qualidade. A pretensão é expandir o VLT até o Maceió Shopping bem como toda região metropolitana da capital alagoana”, disse Lira. Com a finalização dos trabalhos, os veículos irão atender aos milhares de usuários que tinham como única opção, para embarque/desembarque, a Estação Central.

Atualmente, a CBTU realiza a manutenção dos trilhos que ligam a estação central ao Jaraguá. O presidente nacional da CBTU, Marco Fireman, relatou que o trecho do VLT é estratégico, beneficiando o acesso dos maceioenses para orla urbana e Centro. “Nós prolongaremos do Centro de Maceió até o cais do porto no bairro do Jaraguá. O preço da passagem será de R$0,50. Assim, será prestado um serviço a sociedade com um valor acessível”, destacou.

“Essa aproximação da Prefeitura com a CBTU é extremamente importante. Isso permite que projetos de interesse mútuo avancem com a velocidade que a cidade precisa. O bairro do Jaraguá tem um atrativo muito grande e que deve ser usado para lazer e cultura. Momentos como esses selam a possibilidade concreta dessa expansão”, destacou o secretário municipal de planejamento, Manoel Messias.

“Toda integração que venha para a melhoria do transporte público é bem vinda. O VLT, junto com os demais transportes públicos, Certamente isso melhorará o trânsito de Maceió”, disseo superintendente da SMTT, Tácio Me lo.

Mais leve

O VLT é um sistema de transporte que está entre o metrô e o ônibus convencional, e, geralmente, não tem a sua faixa de tráfego exclusiva. Esse transporte público se caracteriza pela leveza – que garante menor consumo energético e desgaste da via – acessibilidade – por meio do piso baixo e rampa de acesso para cadeirantes – e flexibilidade – com bom desempenho operacional. Os VLT’s existem em inúmeros locais no mundo, principalmente na Europa.

(com assessoria)

 

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate