Renan Filho diz que convoca ‘reserva técnica’ da PM ainda em 2015

Renan Filho diz que convoca ‘reserva técnica’ da PM ainda em 2015

Os secretários da Fazenda, George Santoro, e do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira estão trabalhando em duas frentes para promover o ‘ajuste fino’ da máquina pública.

De um lado eles vão recomendar a redução de gastos, diminuição de secretarias e de cargos comissionados. Do outro, devem apontar para o governador quando o Estado poderá convocar a reserva técnica da PM e fazer outras contratações consideradas essenciais.

O Estado, como se sabe, está “encolhendo”, mês após com a aposentadoria de militares e professores. A carência aumenta a cada dia. No caso da Educação, o governo tem suprido a falta de pessoal efetivo com os monitores – solução que não pode ser adotada na Polícia Militar.

A prioridade do governo, agora, é encontrar “brecha” para nomear cerca de mil pessoas que integram a chama ‘reserva técnica’, na verdade um cadastro de reserva do concurso realizado em 2012. Por conta das dificuldades do Estado, incluindo o “estouro” do limite máximo da LRF para gastos com pessoal, os concursados não foram convocados até agora.

A boa notícia é que a nomeação desse pessoal sai ainda esse ano. Pelo menos é o que diz o próprio governador.

“Estamos nos preparativos finais. Já resolvemos a questão da LRF, agora estamos estimando impacto e se virá aprofundamento da crise”, explica.

A prioridade, avisa o governador, é resolver a questão – um compromisso de campanha – em 2015: “Vamos tentar fazer esse ano ainda. Mas, temos que garantir pagamento estritamente em dia, se não ficaria estranho contratar mais servidores e atrasar a folha. Por isso estamos estudando o cenário da crise”, explica.

Nesse cenário, é provável que a nomeação do pessoal da reserva técnica saia em novembro. Até o final de outubro o governador recebe todos os estudos do impacto financeiro e também as sugestões dos secretários para reduzir gastos e aumentar a receita.

O esforço leva em conta também os números positivos do governo na política de segurança pública. Alagoas registrou, esse ano, cinco recordes consecutivos de redução no número de homicídios. Em setembro, foram registrados 125 homicídios. A meta do governador é chegar a 2016 com menos de 100 homicídios por mês, ante uma média de 240 registrados nos primeiros meses do governo. 

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate