Alagoas aposta no produtor local para diversificação da matriz econômica

Em entrevista ao programa Alagoas Rural, governador Renan Filho destacou as ações de fortalecimento das cadeias produtivas
Alagoas aposta no produtor local para diversificação da matriz econômica

A cadeia produtiva de alimentos intensifica sua participação na economia alagoana, garantindo mais dinamismo e geração de emprego e renda para os produtores rurais. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, em entrevista ao programa Alagoas Rural, da TV Pajuçara, no último domingo (27).

“Estamos trabalhando duramente para intensificar a capacidade competitiva de Alagoas em relação aos outros estados. A chegada do Grupo Ferraz, através do abatedouro de aves, é fundamental para a articulação e o fortalecimento da avicultura na região”, destaca o governador. “Apenas com essa indústria vamos conseguir dobrar a produção da proteína animal no Estado, passando de 8 mil para 800 mil abates de frangos por mês. Vamos produzir para o nosso próprio consumo e posteriormente vender para outros locais”, avaliou o gestor estadual.

O decreto que isenta o pagamento do ICMS a toda cadeia produtiva de aves foi outro destaque apontado por Renan Filho, enquanto principal vertente para diversificação da matriz econômica em Alagoas. Inicialmente concedida aos produtores de leite e agora aos produtos resultantes do abate de ave no Estado, a medida de isenção deverá também englobar a cadeia produtiva de carne, em especial, o segmento bovino.

“Alagoas passa por uma grande mudança de postura. Estamos apostando cada vez mais no produtor local e, sobretudo, na capacidade de cada região em atrair novos empreendimentos. É dessa maneira que vamos continuar atuando para fortalecer o nosso produto no mercado interno e ao mesmo tempo ganhar competitividade em outras locais”, afirmou o governador.

No que diz respeito aos projetos voltados para a cadeia produtiva da mandioca, o segmento vem ganhando força no âmbito local, enquanto um dos setores que, atualmente, mais gera emprego no campo em Alagoas. Já no âmbito nacional, a oferta de produtos com grande utilidade no mercado, como a fácula e a goma para a tapioca, garante o desenvolvimento da cadeia para outras regiões.

Para potencializar o poder competitivo também no cenário internacional, Renan Filho revelou durante a entrevista, que o Governo de Alagoas já está estudando modelos de diferenciais competitivos de outros grandes produtores do país, como o Estado do Paraná.

“O nosso objetivo é elevar não apenas a capacidade de mercado da cadeia da mandioca, mas fortalecer os diferentes segmentos das cadeias produtivas presentes no Estado”, completou Renan Filho.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate