Bancos de Leite Humano de Alagoas recebem certificação de excelência

Em Maceió, HU e Santa Mônica alcançaram a Categoria Ouro; unidade de Palmeira dos Índios também foi certificada
Bancos de Leite Humano de Alagoas recebem certificação de excelência

Os Bancos de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) receberam a Certificação em Excelência em BLH 2015 – Categoria Ouro. A iniciativa é conferida pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano com o patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS), desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz – IFF e ICICT.

Também em Alagoas, o BLH da Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios, foi certificado na Categoria Bronze. Segundo a coordenadora da Rede Estadual de BLH de Alagoas, Rosângela Simões, os critérios para receber a certificação estão ligados a vários fatores, que vão desde a coleta até a estocagem do leite adequadamente.

A Fundação Osvaldo Cruz, que coordena todos os 108 bancos de leite credenciados no Brasil, é a responsável por avaliar os critérios para quantificar essa qualidade, como equipamentos, material humano e informações. Em Alagoas, Rosângela Simões pontua que o certificado se deve à reforma na unidade e à criação do laboratório próprio do BLH do HU.

“Essa certificação vem atestar a qualidade da assistência a mulher e a criança, assim como o trabalho realizado no processo de pasteurização e controle de qualidade do Banco de Leite Humano”, justificou a coordenadora da Rede Estadual do BLH de Alagoas.

Dia Nacional

No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Neste ano, a estratégia adotada pela Rede Estadual de Bancos de Leite Humano é aumentar a adesão das mães dentro da própria instituição. “Formamos grupos de apoio para estimular a doação e vamos onde estão as gestantes, como nos ambulatórios, por exemplo”, contou Rosângela.

Existem cinco Bancos de Leite Humano disponíveis para doação em Alagoas. Para doar, as mães podem entrar em contato com o Hospital Universitário (3202-3945), onde funciona o BLH do HU e, também, no BLH da Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió.

No interior, as mamães também podem realizar suas doações no BLH do Hospital Regional de Arapiraca, na Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, e na Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios. Existem ainda dois Postos de Coleta em Maceió, localizados na Casa Maternal Denilma Bulhões (Benedito Bentes) e no Hospital Nossa Senhora da Guia (Poço).


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate