Empreendedores investem em coach para alcançar resultados imediatos

Empreendedores investem em coach para alcançar resultados imediatos

Crise. Essa palavra é a que mais se fala ou se escuta no Brasil, atualmente. Porém, com o uso de boas estratégias ela pode representar uma grande oportunidade. É justamente neste gancho, que empresários, corporações e profissionais liberais estão buscando alternativas e capacitações para superar em tempos difíceis.

A metodologia do coaching tem ajudado executivos e líderes empreendedores a se manterem fortes no cenário atual, pois estes conseguem se entender, discernir em que fase da vida estão passando e o que é preciso para alcançar seus objetivos. As técnicas aplicadas reúnem ferramentas cientificamente validadas, capazes de potencializar recursos, acelerar resultados e fazer com que o cliente ou colaborador seja mais assertivo.

O coach atua da seguinte forma: primeiro, ele ajuda o cliente a ter clareza de seus objetivos. Depois, ele utiliza ferramentas para identificar os pontos fortes, pontos de melhoria, gaps que precisam ser preenchidos, gerando autoconhecimento e autopercepção. Entre esses pontos, é preparado um plano de ações, determinando o caminho mais rápido a ser seguido, de acordo com a percepção do cliente.

De acordo com o master Coach e diretor Executivo da Brascoaching, Moisés Ribeiro, a importância das empresas investirem em um processo de coaching para seus funcionários, é porque elas precisam de resultados sustentáveis, tendo em vista que sem ação não há resultados.

“O processo de coaching fomenta consciência e responsabilidade, que por sua vez gera engajamento. Ninguém faz alguma coisa, se não estiver consciente do que precisa ser feito. E, mesmo que esteja consciente, fará apenas se sentir responsável por isso”, afirma Ribeiro, que estará em Maceió no dia 16 de outubro para ministrar um curso de Coaching.

Competitividade empreendedora
O coaching oferece à empresa uma oportunidade de conhecer e se apropriar de suas competências. Para a empresária e cantora baiana, Katê o acompanhamento de um coach é fundamental para qualquer profissional, visto que ele trabalha o desenvolvimento e os resultados dos trabalhos realizados no dia a dia.

“A orientação que nos é dada é muito produtiva. Com os planejamentos traçados já consegui atingir muitas metas, graças aos ensinamentos da minha coach, Uliana Soares. Uma das mudanças que adquiri em comparação ao passado está relacionada ao meu ponto de vista e como devo guiar a minha carreira. Sou executora em alto grau, então aprendi a me planejar, a ver outros ângulos e possibilidades e, assim, pude melhorar os resultados do meu trabalho”, ressalta a cantora.

Já para Patrícia Rodrigues, diretora executiva de uma marca de cosméticos internacional, utilizar as ferramentas de coach a motivou na realização de um trabalho mais equilibrado e com foco no seu lado pessoal.

“Como coachee, alcancei resultados importantes que levaram ao sucesso da minha carreira. Em quatro anos de empresa, cresci e conquistei mais um nível profissional. Além disso, aprendi a organizar o meu tempo e ter qualidade de vida para trabalhar fora e, ainda, ter oportunidade de passar bons momentos com minha família e minha espiritualidade”, destaca ela.

Coaching em tempos de crise
Em meio ao atual momento brasileiro, com uma economia comprometida, demissões e alta nos preços de produtos e serviços, o comportamento de muitos empreendedores vêm chamando a atenção ao fazer desta realidade, um momento propício à experimentação e inovação.

De acordo com a consultora coach, Martha Barbosa, é fundamental encontrar novos encaminhamentos para os obstáculos e dificuldades encontradas. “A autora Mary Burmeister disse: “Transforme seus problemas em projetos”, pois problemas são barreiras enquanto os projetos são maleáveis, flexíveis, inovadores. O processo coaching traz todas essas possibilidades, como: criatividade, clareza nos objetivos, planejamento, trazendo uma nova atitude nas pessoas”, reforça.

Ainda de acordo com a consultora, qualquer empresário que esteja atento às mudanças e às novas tendências do mercado, perceberá logo que é fundamental o apoio de um personal coach para obter melhorias em sua empresa.

“Na minha experiência como coach vejo como os resultados aparecem a cada encontro, pois utilizamos uma metodologia focada em resultados. É muito importante o comprometimento do coachee (cliente), para atingir as metas planejadas e obter o desenvolvimento pleno de seu potencial”, ressalta.

Como se tornar um coach
Para os interessados em se capacitar e potencializar seus negócios, a Brascoahing promove, pela primeira vez em Maceió, o Curso de Coaching para Líderes Empreendedores, entre os dias 16 e 18 de outubro, no hotel Jatiúca. O treinamento visa desenvolver em seus participantes competências, como: liderança sustentável, comunicação assertiva e com rapport, fomento ao intraempreendedorismo, inteligência emocional, resolução de conflitos, planejamento, clareza de metas e objetivos, foco em pessoas e resultados.

O curso conta com uma carga horária de 28 horas e seu público-alvo é líderes, executivos, políticos, empresários, consultores, empreendedores, psicólogos, gerentes, profissionais de vendas e recursos humanos. O treinamento será ministrado por Moisés Ribeiro, Master Coach e diretor executivo da Brascoaching, especialista em desenvolvimento de equipes, com formação em Life & Professional Coaching e Executive & Business Coach pelo Behavorial Coaching Institute (USA).

Ao final do curso, o participante estará apto a desenvolver profissionais e equipes através das ferramentas, técnicas e conceito de coaching, obtendo conhecimentos para se tornar um líder mais assertivo e de alta performance.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate