Criador aposta na pecuária de ciclo curto e vira case de sucesso

Criador aposta na pecuária de ciclo curto e vira case de sucesso

Quando se trata de pecuária de ciclo curto, os criadores alagoanos despontam no uso de tecnologias para melhorar a genética dos animais. Na Fazenda Lagoa da Vaca, situada no município de Jacaré dos Homens, Sertão de Alagoas, o pecuarista Victor Gonçalves investiu no seu rebanho e foi considerado um case de sucesso de 2015 no melhoramento genético.

Com precocidade para o abate e para a reprodução, os machos chegam a 18 arrobas em 24 meses e as fêmeas estão prontas para reprodução em até 18 meses. Os bezerros são desmamados com uma média de 8,9 arrobas. Para o criador, o programa de melhoramento genético, realizado com a Cia de Melhoramento, está dando precocidade aos seus animais. “Estamos com um ano de diferença de outros criadores. Temos uma safra diferente daquelas que teríamos usando os métodos tradicionais”, afirma Victor.

As garantias de precocidade e melhor aproveitamento do animal é realizada com um trabalho voltado para genética e manejos de alimentação e pastagem. Usando a técnica de pastejo rotacionado com utilização de praças de alimentação, o gado consegue adquirir uma alimentação rica em sal proteinado e água. “Sozinha a genética não funciona”, destaca o criador.

Não funciona, mas tem garantido ganhos excepcionais nas mil matrizes da Fazenda Lagoa da Vaca. Há quatro anos, a reprodução não é feita com o auxílio de um reprodutor. 100% de Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF) nas matrizes, que são inseminadas com os cinco melhores reprodutores de todo o país, líderes do sumário, inseridos programa de melhoramento.

“O ganho genético ocorre quando pegamos um touro já melhorado e passamos para as próximas gerações. O melhoramento é isso: pegar na genética dos reprodutores o que está faltando na vaca, o que ela precisa para melhorar”, destaca Victor Gonçalves.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate