Seplag implanta reajuste do servidor de 1% na folha de setembro, retroativo a maio

Seplag implanta reajuste do servidor de 1% na folha de setembro, retroativo a maio

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Alagoas confirmou que o reajuste salarial do servidor público foi implantado na folha de setembro, que começa a ser paga a partir do próximo dia 30. O percentual implantado agora é de 1% retroativo a maio. Apesar disso, uma certa confusão foi causada por texto da Agência Alagoas, informando que os 5% seriam implantados a partir de deste mês.

A “confusão” pode ser decorrente do número de meses (de maio a setembro são 5 meses, o que equivale a um crédito de 5% no valor do servidor) ou da proposta do Executivo aprovada na Assembleia Legislativa, que prevê reposição de 5% divididos em três parcelas: 1% em maio, 2% em outubro e 2% em dezembro.

O secretário Christian Teixeira confirma que pagará agora os retroativos e fará a implantação   do reajuste de 1%: “o reajuste será de 5% considerando as três parcelas, em dezembro. No caso da educação, o reajuste será de 7% também em três parcelas. A primeira, de 2% será implantada este mês”, aponta.

A agência Alagoas atualizou a informação e publicou novo texto, sem citar percentuais. Veja:

 Governo do Estado libera reajuste na folha de setembro

O Governo do Estado de Alagoas libera, na folha de setembro, a partir da próxima quarta-feira (30), o reajuste salarial retroativo ao mês de maio, concedido após estudo, diálogo e negociação com os servidores estaduais.

O pagamento do reajuste obedece ao cronograma salarial padrão do estado, com liberação, na quarta-feira (30), da primeira faixa salarial, que engloba vencimentos de até R$ 2.226,00 e corresponde a mais de 60% dos servidores. No dia 11 de outubro recebem aqueles com salários acima do valor informado.

O reajuste salarial foi aprovado após reuniões contínuas da Mesa de Negociação Permanente do Governo, que também garantiu o aumento para todos os professores estaduais.

O secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Christian Teixeira, destacou o comprometimento adotado pelo Governo durante as negociações.

“Apesar de vários estados estarem parcelando e atrasando o salário dos servidores, Alagoas concede, após rotinas de diálogo, um reajuste superior ao aplicado pela maioria, mesmo neste cenário de crise financeira que afeta o país”, frisou.

O secretário da Fazenda, George Santoro, ressaltou, ainda, que para a concessão do reajuste o estado vem cortando gastos e desenvolvendo ações de planejamento com o intuito de driblar a crise econômica que tanto tem afetado a federação.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate