Cresce o número de trechos bons para banho nas regiões Norte e Sul de Alagoas

Relatório de balneabilidade indica os locais próprios e os impróprios para banho em toda a costa
Cresce o número de trechos bons para banho nas regiões Norte e Sul de Alagoas

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga, nesta sexta-feira (25), o relatório de balneabilidade com as condições de banho na costa alagoana. São 61 locais monitorados e, esta semana, há 44 considerados próprios e outros 17 impróprios para banho. Produzido pelo Laboratório de Estudos Ambientais, o documento é baseado no que determina a resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As coletas foram realizadas nos dias 22 e 23, quando não houve registro de incidência de chuvas, em nenhuma das regiões, o que pode influenciar na qualidade da água em determinados lugares.

No Litoral Sul, diminuiu para dois os locais considerados impróprios e aumentou para 17 aqueles indicados aos banhistas, dos 19 trechos monitorados entre os municípios de Marechal Deodoro e Piaçabuçu. Praia do Saco, Francês, Gunga, Duas Barras, Miai de Baixo e Feliz Deserto são alguns dos locais que apresentam baixos índices de contaminação.

Em Maceió, os números têm se repetido nas últimas semanas. Dos 20 trechos acompanhados pela equipe do IMA, apenas oito são considerados próprios e eles estão localizados ao norte e ao sul da capital: Pontal da Barra, Guaxuma, Garça Torta, Mirante e Ipioca.

No Litoral Norte, dos 22 pontos onde são feitas as coletas, entre Paripueira e Maragogi, aumentou para 19 aqueles considerados próprios para banho. Entre os melhores locais, é possível citar a Barra do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, e a Praia de Antunes, em Maragogi.

A classificação quanto a própria e imprópria é determinada pelo índice de coliformes fecais. A resolução do Conama estabelece como parâmetro as condições em 80% dos resultados encontrados em cinco amostras consecutivas, além do critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água coletada.


Ascom IMA/AL

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate